O Grêmio tenta voltar a 2011. Foi quando venceu pela única vez na Vila Belmiro. Tem um vitória apenas no histórico do confronto no estádio, palco do duelo com o Santos, neste sábado, às 16h20. A fuga é do ano passado, quando o clube gaúcho foi goleado por 4 a 2. A projeção é de vitória, para que o Tricolor atinja a meta de nove pontos nas primeiras três partidas do Campeonato Brasileiro.
No total, são 18 jogos na Baixada Santista na competição nacional. São 12 vitórias alvinegras e cinco empates pelo Brasileirão, enquanto a única vitória tricolor foi em 2011, com gol do argentino Escudero. Pela seletiva para a Libertadores, os gremistas também venceram, em 1999, gol do meio-campista Itaqui. Um velho conhecido do local quer ajudar o Grêmio a descobrir os atalhos para a vitória.
- Tem que marcar. Tem que saber que a primeira coisa é a marcação. É um estádio pequeno, que a torcida incentiva a todo instante. É colocar em prática o que sabemos, para conseguir o nosso objetivo e acabar com esse tabu que o Grêmio só ganhou uma vez lá. Acho que temos uma grande possibilidade de fazer um grande resultado - comentou o meia Zé Roberto, com passagem destacada no Santos.
O técnico Vanderlei Luxemburgo costuma dividir o Brasileirão em espaços de três jogos. Dentro desta projeção, a ideia gremista é fazer nove pontos e arrancar de forma excelente na competição, segundo o camisa 10 gremista, artilheiro do time no ano com oito gols.
- A projeção é sempre buscando a vitória. Sempre estamos sabendo da dificuldade que é jogar com o Santos lá. Já faz tempo que não ganhamos lá. E ano passado tivemos um placar elevado. Vale sempre mentalizar e focar o próximo jogo. Desde quando acabou o jogo com o Náutico focamos neste. Vamos treinar e ir em busca do melhor para fazer a vitória. Ganhamos bem esse primeiro jogo, nosso pensamento é ganhar na Vila e ganhar do Vitória no nosso estádio, na terceira rodada. Com certeza se conseguir essas três vitórias no início do Brasileirão. Vai ser um passo a ser dado em busca do que estamos querendo, que é lutar com os que brigarão pelo título - explicou o meio-campista.
O Grêmio volta a treinar na manhã desta quarta-feira. Trabalhará em dois turnos no Estádio Olímpico, já que folgará na segunda rodada - o jogo com o Atlético-MG acontece apenas no dia 9 de junho, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por uma adequação na tabela tricolor por conta do amistoso da Seleção Brasileira, no mesmo dia, na Arena do Grêmio.