A partir da próxima temporada, o Grêmio contará com uma estrutura de modelo europeu para treinar. O novo centro de treinamentos (CT) começa a ser construído em junho, próximo à Arena que será inaugurada no dia 8 de dezembro.
O CT fica em diagonal à Arena, atravessando a BR-290 (veja no mapa abaixo). A área de 6 hectares é alugada pelo Grêmio junto à Superintendência de Portos e Hidrovias, em contrato válido por 20 anos e com opção de renovação pelo mesmo período.
O que trava o início das obras é a obtenção de uma licença, junto à Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre, para remediação de dano ambiental na área, ao lado do Guaíba. O clube acredita que a pendência seja resolvida em até 30 dias. A ideia da direção é entregar toda a estrutura até o final do ano, para que o grupo profissional se reapresente no novo CT em janeiro de 2013.
- Visitamos os melhores clubes da Europa, como Milan, Barcelona e Benfica. O modelo que a gente acabou optando é mais semelhante ao do Barcelona - conta Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos.
Conheça a estrutura do novo CT do Grêmio:
Com dois campos de grama natural e um sintético, espaço diferenciado para a preparação física, o centro de treinamento terá 2,5 mil metros quadrados de área construída, a um custo de R$ 10 milhões (pagos em parceria com a OAS, construtora da Arena), e será usado somente pelos profissionais. O CT de Eldorado do Sul seguirá abrigando as categorias de base, em um modelo de gestão adotado com base em práticas realizadas nos principais clubes europeus.
O CT será o novo QG do futebol do Grêmio - a sala do diretor de futebol será lá (a presidência, no entanto, ficará na Arena). Mas as concentrações antes dos jogos devem continuar em hotéis. A torcida pode ganhar uma estrutura de arquibancadas com pelo menos 500 lugares para acompanhar os treinos. Mas nada impede que os trabalhos também possam ocorrer na Arena. Neste caso, o Grêmio disponibilizará transporte para comissão técnica e jogadores.
Outra preocupação é com o forte vento na beira do Guaíba, característico da região.
- A ideia é construir um muro alto, com cerca viva - conta Antonini.
Desenho tem a mão de Paixão
A direção do Grêmio utilizou todo o conhecimento da comissão técnica de futebol para conceber o projeto do CT (que não será erguido pela OAS, mas por outra empreiteira). O principal colaborador foi o preparador físico Paulo Paixão. Conta Antonini:
- Ele nos passou algumas ideias que facilitaram justamente essa sinergia entre as áreas de preparação física, fisiologia e fisioterapia, além de toda a logística dentro do CT. O desenho é metade meu e metade do Paixão.
Preparador físico experiente e multicampeão, Paixão acredita que o novo espaço de trabalho no Grêmio a partir da próxima temporada facilitará as atividades da comissão técnica.
- O clube está montando uma estrutura com a aparelhagem mais moderna possível. É um complexo que trará grande praticidade para que a comissão técnica desempenhe seu trabalho. Esperamos que seja um dos melhores centros de treinamento do mundo - elogia Paixão.
Modelo europeu
Inspirado no Barcelona, CT do Grêmio começará a ser erguido no mês de junho
Nova estrutura de treinos do clube ficará nas proximidades da Arena, na beira do Guaíba
GZH faz parte do The Trust Project