Inter e Juventude se enfrentam neste domingo (17), às 16h, no Alfredo Jaconi, pela partida de ida das semifinais do Gauchão. O duelo tem história, tendo, inclusive, decidido o campeão em três oportunidades. Pelo Estadual, foram 112 jogos até o momento, com 65 vitórias do Colorado, 28 empates, e 19 vitórias do clube alviverde. Abaixo, relembre alguns confrontos históricos entre os dois na disputa regional:
Decisão em 2016
Foi a última vez que duas equipes se enfrentaram na final. Também foi o último título do Inter, que vive uma seca no Estadual. O hexa veio com uma vitória por 3 a 0 no Beira-Rio, com gols de Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo Ferrareis. Na ida, já havia superado o rival por 1 a 0. O jogo ficou marcado pela comemoração de Sasha, que dançou uma valsa em alusão ao período sem taças do Grêmio.
Goleada em 2008
Depois de perder por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, o Inter entrou pressionado na volta como mandante. No Beira-Rio, teve uma atuação impecável e construiu uma vitória difícil de ser esquecida. O título de 2008 foi conquistado com uma goleada de 8 a 1, com gols de Danny Morais, Fernandão, três vezes, Alex, Nilmar, Índio e Clemer.
Semifinal acirrada em 2004
Há 20 anos, Inter e Juventude também duelaram em uma semifinal de Gauchão. Na ida, vitória colorada em Caxias do Sul, por 3 a 2. Na volta, em Porto Alegre, o time da Serra fez 2 a 1. Contudo, por ter feito melhor campanha, o Colorado, do técnico Lori Sandro, avançou. Na decisão, superou a Ulbra e foi o campeão.
Título inédito em 1998
A única vez que o Juventude levantou a taça estadual teve o Inter como adversário na final. A vantagem foi construída na Serra, com uma vitória por 3 a 1, com gols de Lauro e Flávio, duas vezes. Na volta, o time de Lori Sandri segurou o 0 a 0 e fez história na capital gaúcha.