Grêmio e Caxias se enfrentam neste sábado (16), às 16h30min, no Centenário, pela partida de ida das semifinais do Gauchão. O duelo tem história, tendo, inclusive, decidido o campeão em quatro oportunidades. Pelo Estadual, foram 100 jogos até o momento, com 52 vitórias do Tricolor, 29 empates e 19 vitórias da equipe da Serra. Abaixo, relembre alguns confrontos históricos entre as duas equipes:
O hexa em 2023
O hexa gremista foi conquistado diante do Caxias. Depois de um 1 a 1 tendo o Grená como mandante, no duelo de volta o Tricolor fez valer a força da Arena e venceu por 1 a 0, com gol de Suárez. O título ficou marcado pelo protagonismo do centroavante uruguaio, que já havia levantado a taça da Recopa Gaúcha, diante do São Luiz, na estreia.
Conquista do primeiro turno em 2020
Depois de passar pelo Inter nas semis, o Caxias conquistou o primeiro turno do Gauchão sobre o Grêmio. Diogo Oliveira foi o autor do gol da vitória grená. Em um campeonato que foi interrompido pela pandemia do coronavírus, os dois clubes se reencontraram na decisão. Com um 2 a 0 em Caxias do Sul, o Tricolor garantiu a conquista mesmo perdendo por 2 a 1 na Arena.
Polêmica dos acréscimos em 2011
A final da Taça Piratini, primeiro turno do Gauchão de 2011, no Olímpico, foi para os pênaltis depois do 2 a 2 entre Grêmio e Caxias. O Tricolor fez o gol de empate aos 50 minutos do segundo tempo, depois que o árbitro Márcio Chagas da Silva havia dado oito minutos de acréscimos. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor por 4 a 1.
Reviravolta em 2007
Em meia à disputa do Libertadores, o Tricolor encontrou o Caxias nas semifinais do Gauchão. Na ida, no Centenário, derrota surpreendente por 3 a 0. Para a volta, o Grêmio montou forte mobilização. Com Mano Menezes na casamata, fez 4 a 0, eliminando o rival, com gols de Tcheco, Diego Souza, duas vezes, e Tuta. Na sequência, o Grêmio foi campeão estadual ao superar o Juventude na final.
Título inédito em 2000
O único título gaúcho conquistado pelo Caxias teve o Grêmio como adversário na decisão. Sob o comando de Tite, venceu por 3 a 0 na ida, dentro de casa, com gols de Gil Baiano, Ivair e Márcio Hahn. Na volta, no Olímpico, a vantagem foi mantida, com direito a pênalti perdido por Ronaldinho. Com o 0 a 0, o Grená fez a festa em Porto Alegre.