O Brasil-Pel deu adeus ao Gauchão neste domingo (10) após perder para o Grêmio nas quartas de final da competição estadual por 2 a 0. O resultado na Arena faz com que a equipe de Pelotas tenha apenas a Série D do Brasileirão para o restante da temporada.
Esta edição será disputada por 64 equipes, que se classificaram através dos campeonatos estaduais e por outros torneios realizados por cada uma das 27 federações estaduais. As 64 equipes serão divididas em oito chaves, com oito clubes em cada, com jogos de ida e volta.
As quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estas se enfrentam em confrontos eliminatórios, com jogos de ida e volta, até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2025: dezesseis avos de final, oitavas, quartas, semifinais e final.
Com a eliminação, o Brasil de Pelotas vai reavaliar o seu elenco para saber quem permanecerá para a disputa da Série D e quantos reforços a equipe precisa para a competição nacional. Com a campanha até as quartas de final do Gauchão, o técnico Fabiano Daitx deve permanecer no comando da equipe para a sequência do ano.