A última rodada da fase classificatória do Gauchão promete grandes emoções para os clubes que ainda almejam algo na competição estadual. Assim, restam: uma vaga às quartas e um lugar na Divisão de Acesso da próxima temporada. As duas são disputadas pelos mesmos quatro clubes: São Luiz, Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida.
Para se classificar, o Noia precisa vencer o Caxias e contar com o empate ou derrota do São Luiz. Para permanecer na primeira divisão, basta vencer o seu confronto, jogando em casa. Embora o time tenha chance de classificação, clima é de pressão em cima do clube do Vale do Sinos pelo rendimento ruim e o risco iminente de rebaixamento.
O técnico Edinho Rosa tem três desfalques certos. De Paula recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o São José, na segunda-feira (26), e não poderá atuar contra a equipe da Serra. Estão de fora, também, o zagueiro Islan e o atacante Dionathã, ex-Grêmio, ambos lesionados. Por outro lado, o treinador poderá contar com o retorno de Patrick, que estava suspenso.
Assim, o técnico Edinho deve mandar a campo o mesmo time que perdeu por 3 a 0 para o São José na segunda. Maticoli; Anilson, Marcão, Santiago e Raí; Robson, Filipe Fraga, Garré e Anderson Tanque; Erick Bahia e Luam Parede.
A partida pode marcar uma revanche para o Caxias. Em 2015, o Noia rebaixou o time grená com gol do Magrão, aos 45 minutos do segundo tempo. A equipe do Vale do Sinos está completando 20 anos ininterruptos na Série A do Estadual. Subiu em 2003, quando foi vice-campeão da Divisão de Acesso, e é o terceiro clube que mais jogou a elite do Gauchão, atrás apenas da dupla Gre-Na. Depois de 20 temporadas, pode ser rebaixado. O Novo Hamburgo foi o último clube do interior que conquistou o Gauchão, em 2017, contra o Inter.
O time, até quinta-feira, faz treinos no turno da tarde. Na sexta, a atividade ocorre de manhã e depois os jogadores entram em período de concentração para enfrentar o Caxias.