Grêmio e Inter voltam a se encontrar neste domingo (5), às 20h, no Gre-Nal 438, na Arena, após 347 dias. No período de quase um ano os dois times passaram por profundas mudanças nos elencos. Em razão disso, são poucos os remanescentes daquele clássico disputado em 23 de março do ano passado que estarão em campo no duelo deste final de semana.
O último Gre-Nal foi na semifinal do Gauchão, também na Arena. Após aplicar goleada por 3 a 0 Beira-Rio, o Grêmio confirmou vaga na final em casa na volta mesmo com derrota de 1 a 0.
Os treinadores da Dupla naquele momento eram Roger Machado e Alexander Medina, ambos demitidos na temporada passada para as chegadas de Renato Portaluppi e Mano Menezes.
Grêmio
Do time que Roger mandou a campo no último Gre-Nal, apenas dois têm condição de titular com Renato atualmente: o meio-campista Bitello e o zagueiro Bruno Alves. Outros cinco jogadores que iniciaram aquele clássico seguem na Arena, mas não estão na equipe principal.
Um deles é Geromel, que passou por cirurgia em janeiro e está em recuperação. Os outros são os volantes Thiago Santos e Lucas Silva e o centroavante Diego Souza, agora reservas. O goleiro Brenno iniciou 2023 como titular, mas ficou fora das últimas quatro partidas e não deve iniciar no domingo.
Ainda entraram no segundo tempo do Gre-Nal 437 Ferreira e Gabriel Silva. Ferreira começou no banco porque retornava de lesão. Atualmente, ele briga com Vina por um lugar no setor ofensivo. Gabriel Silva era reserva de Roger Machado, condição que mantém com Renato.
Inter
No Inter, o número de jogadores que iniciaram o último Gre-Nal e seguem no Beira-Rio é ainda menor. Apenas o lateral-direito Bustos e o meia Mauricio são hoje titulares de Mano Menezes. O terceiro nome seria Gabriel, mas o volante está no departamento médico em recuperação da cirurgia no joelho na qual foi submetido em outubro do ano passado.
Os outros titulares no clássico vencido na Arena em março do ano passado sequer seguem no Beira-Rio. Dos quatro jogadores que entraram no decorrer do último Gre-Nal, apenas o volante Johnny permanece no clube.
Antes reserva com Cacique Medina, o meio-campista iniciou o ano como titular de Mano Menezes. Sua escalação no domingo ainda é dúvida, afinal existe uma disputa com Gabriel Baralhas sobre quem irá acompanhar De Pena na dupla de volantes.
Os titulares do último Gre-Nal que seguem no Grêmio
- Brenno (reserva)
- Bruno Alves
- Geromel (lesionado)
- Thiago Santos (reserva)
- Lucas Silva (reserva)
- Bitello
- Diego Souza (reserva)
Os titulares do último Gre-Nal que seguem no Inter
- Bustos
- Gabriel (lesionado)
- Mauricio
Escalações do último Gre-Nal
GRÊMIO (0)
Brenno; Rodrigues (Sarará, 23'/2ºT), Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos (Gabriel Silva, 23'/2ºT), Lucas Silva e Bitello (Fernando Henrique, 44'/2ºT); Diego Souza e Elias (Ferreira, 13'/2ºT), Campaz (Janderson, 44'/2ºT). Técnico: Roger Machado
INTER (1)
Daniel; Fabricio Bustos, Bruno Méndez, Kaique Rocha e Liziero; Gabriel (Johnny, 43'/2ºT) Edenilson; Mauricio (Gustavo Maia, 45'/2ºT), David (Caio Vidal, 38'/1ºT), Taison (Matheus Cadorini, 43'/2ºT); Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina