Os jogos de ida das semifinais do Gauchão foram favoráveis às equipes do Interior. No sábado (18), o Caxias ficou no empate com o Inter em 1 a 1, em casa. No domingo (19), o Ypiranga venceu o Grêmio por 2 a 1, em Erechim, e chega em vantagem para o duelo de volta, na Arena.
Diante deste cenário, GZH consultou os colunistas Diogo Olivier, Leonardo Oliveira, Luciano Périco e Marcelo De Bona para saber se existe a chance de uma final somente com times do Interior e, caso não, qual das equipes (Ypiranga ou Caxias) têm mais possibilidade de chegar à decisão. Confira:
Diogo Olivier
"Chance existe, claro. É um jogo só, e Caxias e Ypiranga não entram em desvantagem. O Ypiranga até tem ótima vantagem. Mas acredito que o fator local, caldeirão com 50 mil a favor, fará a diferença para a dupla Gre-Nal. Também não vejo um ou outro do Interior mais perto da final. Em termos de rendimento, o Inter tem jogado menos do que o Grêmio, apesar de precisa de vitória simples. E o Ypiranga vai bem em casa, mas muito mal fora. Então está tudo em aberto".
Leonardo Oliveira
"Creio que seja bastante possível uma final gaudéria. O Ypiranga mostrou força de reação contra o Grêmio e trouxe para Porto Alegre uma vantagem que está fermentada pelas perspectivas de Renato não contar com quatro dos principais meio-campistas.
O Caxias, por sua vez, tem uma ideia de jogo muito clara, agressiva e na qual adota um futebol vertical. O Inter parece enfrentar uma crise de segurança, está longe do padrão de 2022. Lotará o estádio, fez campanha para chamar o torcedor, e isso é um sinal de que entendeu o tamanho do desafio de domingo".
Luciano Périco
"Como nunca, o Interior está com a faca e o queijo na mão para fazer uma final histórica. Seria um momento espetacular para o futebol gaúcho. Mas acho difícil Caxias e Ypiranga conseguirem o objetivo juntos, ao mesmo tempo. O time de Erechim é o que está mais próximo de chegar à decisão. Fez o dever de casa e joga com o regulamento embaixo do braço. Pode empatar. Por isso, está mais perto de atingir a meta. Claro que não será fácil. O poderio do Grêmio é grande, mesmo com os desfalques. Eliminar o Tricolor na Arena seria um feito extraordinário.
Já a equipe grená joga o melhor futebol do Interior. Terá de vencer ou levar para os pênaltis no Beira-Rio. Impossível, óbvio que não. Ao Inter, ainda falta o desempenho convincente. O Colorado desencaixou em relação ao final de 2022. Seria bonito ver uma festa do Interior na decisão".
Marcelo De Bona
"Sim, há chances. Não dá pra desconsiderar a possibilidade do Ypiranga, que na Arena jogará pelo empate. Mas ainda acho que o Caxias está na frente. É um time muito qualificado e que já mostrou essa eficiência no Beira-Rio. Somado a isso, tem a inconstância do Inter, que ainda não convenceu na temporada".