O Gre-Nal 438, neste domingo (5), será o terceiro depois do ataque com pedradas ao ônibus do Grêmio na chegada ao Beira-Rio, em fevereiro do ano passado. Na ocasião, o paraguaio Mathias Villasanti foi atingindo e acabou tendo que ir para o hospital. Para o clássico deste final de semana, a Brigada Militar adotará mais uma vez um reforço na chegada dos visitantes ao estádio, a delegação do Inter nesse caso.
As medidas, adotadas nos dois clássicos realizados no Beira-Rio após o ataque ao ônibus do Grêmio e também no último Gre-Nal, consistem em um maior isolamento de torcedores da equipe mandante na chegada dos visitantes. Além disso, haverá policiais ao longo de todo o trajeto para identificar um possível autor de violência.
— A preocupação é fazer uma grande linha de proteção. Todo o deslocamento será filmado para, se houver alguma agressão, possa ser feita a identificação. Já próximo da Arena, a nossa preocupação é fazer uma linha de proteção toda filmada em vários ângulos. Acreditamos que não irá acontecer pelo grande efetivo — explica o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Brigada Militar, o coronel Luciano Moritz Bueno.
O total de policiais envolvidos na operação não costuma ser divulgado pela Brigada Militar por medida de segurança. A realização do Gre-Nal às 20h de domingo (5), no entanto, foi uma alteração feita pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) a pedido da BM, já que na sexta-feira e no sábado serão realizados os desfiles do Carnaval de Porto Alegre.
— Tivemos a flexibilidade da FGF de mudar para domingo porque temos dois grandes eventos na Capital. Estrategicamente, não posso revelar o efetivo (do Gre-Nal), mas é um aporte significativo. Movimentamos tropas de toda Porto Alegre — explicou o coronel Moritz.
Torcida do Inter deve ir para o Beira-Rio
Como vem acontecendo nos Gre-Nais nos últimos anos, haverá um comboio para os torcedores do Inter irem do Beira-Rio para a Arena. O coronel Moritz fez um pedido para que os colorados respeitem o horário para saída dos ônibus, previsto para as 16h30min.
— O torcedor do Inter deve ir para o Beira-Rio, passar pela revista e fazer o deslocamento em comboio. Para a garantia de segurança é fundamental que seja feito esse acompanhamento. É importante alertar que não vamos permitir que fora do horários torcedores saiam de lá — reiterou o coronel.
Na última quarta-feira (1º) foi realizada na sede da FGF uma reunião com representantes da Federação, dos clubes e também entidades de segurança envolvidas no clássico. Estiveram presentes representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Trensurb, Arena, Grêmio e Inter.
Saída da torcida do Inter para a Arena
15h
- Início da concentração no Beira-Rio
15h45min
- Começo do embarque
16h30min
- Início do deslocamento do comboio, escoltado pelo Choque da Brigada Militar
17h
- Chegada prevista na Arena.