Depois de cinco rodadas disputadas, já é possível ter uma noção sobre o objetivo de cada equipe no Gauchão. O Grêmio é o líder isolado, com 15 pontos conquistados. Ainda dentro da zona de classificação às semifinais estão Inter, com nove, Caxias e São José, com oito. Também com pontuação para estar dentro do G-4, Avenida e Brasil de Pelotas vêm logo atrás.
A projeção para ficar entre os quatro melhores, de acordo com o desempenho dos clubes até o momento, é de 18 pontos. Esse número, no entanto, pode variar. Em 2022, o Brasil-Pel avançou com 16 pontos. Em 2021, Juventude e Caxias passaram com 17.
Com campanhas de altos e baixos, Ypiranga, Juventude e São Luiz ainda tentam emendar uma sequência positiva para alçar voos maiores. Na parte debaixo da tabela, mas ainda fora da zona de rebaixamento, está o Novo Hamburgo, com três pontos. O Z-2 conta Esportivo e Aimoré, com apenas um ponto somado.
O cenário atual para fugir da Divisão de Acesso prevê a conquista de sete pontos. Em razão da campanha negativa dos times de Bento Gonçalves e Aimoré, a exigência para não cair está abaixo de anos anteriores. Em 2022, dez pontos foram necessários. Em 2021, o Novo Hamburgo escapou com nove, em razão da vantagem no saldo de gols.
Projeção para se classificar às semifinais
- 18 pontos
Projeção para fugir do rebaixamento
- 7 pontos