Para aquecer o torcedor para a final deste sábado (02), GZH lançou, em parceria com a RBS TV, o podcast Como Conquistei o Gauchão. A série especial relembra os feitos de cinco personagens marcantes do nosso futebol.
O repórter Leonardo Müller entrevistou os treinadores Tite, Felipão, Falcão, Celso Roth e Cláudio Duarte, que revelaram bastidores dos títulos de Gauchão. O podcast pode ser acessado pela plataforma de áudio Spotify, além do site e aplicativo de GZH. Confira a seguir:
O primeiro convidado do podocast foi Adenor Leonardo Bachi, o Tite, atual treinador da Seleção Brasileira. No ano 2000, ele levou o Caxias a uma épica vitória diante do Grêmio na final. No primeiro jogo, no Estádio Centenário, o time da Serra aplicou 3 a 0 no Tricolor. Na volta, Tite e companhia seguraram um 0 a 0 no Olímpico.
No segundo episódio do podcast Como Conquistei o Gauchão, Felipão relembrou o torneio de 1995, vencido pelo Grêmio em um clássico contra o Internacional. No jogo de ida da final, disputado no Beira-Rio, um empate em 1 a 1 com o Inter. Na volta, no Olímpico, o Tricolor venceu por 2 a 1. No bate-papo, Felipão revelou as estratégias, como era a relação com o elenco do Grêmio e garantiu: "o Gauchão é a nossa raiz".
Paulo Roberto Falcão é um dos maiores ídolos do Colorado como jogador. A passagem dele no comando técnico do clube, no entanto, durou apenas três meses em 2011. Ainda assim, deixou uma marca. Depois de perder para o Grêmio por 3 a 2 no Beira-Rio, o Inter devolveu o mesmo placar no jogo de volta, disputado no Olímpico. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. Foi assim que Falcão faturou seu primeiro título como treinador.
A final do campeonato de 1997, um clássico Gre-Nal, teve primeiro jogo no Olímpico e terminou em 1 a 1. Na volta, no Beira-Rio, o Inter venceu por 1 a 0, com gol de Fabiano. O atacante, peça fundamental da equipe, foi protagonista de um "fato novo" antes daquela decisão. No bate-papo, Roth contou como foi a estratégia de encenar a lesão de Fabiano antes do Gre-Nal e os bastidores do título.
O Grêmio não vinha bem no estadual de 1989, e Claudião assumiu a equipe na semana do último jogo da primeira fase, quando o time tinha chances de ser rebaixado. O treinador não só impediu a queda para a segunda divisão do Gauchão, como levou o Tricolor ao título. No último jogo do hexagonal final, o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Inter e venceu nos pênaltis. No bate-papo, Cláudio Duarte lembrou como foram os bastidores da conquista e o que motivou a mudança do "ambiente instável" para um "ambiente saudável".