A última rodada da fase classificatória do Gauchão teve os seis jogos disputados às 16h30min de sábado (12). Com os resultados do fim de semana, os quatro clubes que avançaram às semifinais foram Ypiranga, Grêmio, Inter e Brasil-Pel.
A rodada definiu, também, as equipes rebaixadas e os classificados à Série D do Campeonato Brasileiro. Disputarão a Divisão de Acesso do Estadual, em 2023, o Guarany-Ba e o União-FW, que haviam recém retornado à elite do futebol gaúcho. Já as vagas na quarta divisão nacional ficaram com Novo Hamburgo, Caxias e Aimoré.
Confira os gols das partidas da 11ª rodada:
Grêmio 2x0 Ypiranga
Após uma atuação ruim no Gre-Nal, o Grêmio conseguiu recuperar-se rapidamente e venceu o Ypiranga, líder do Gauchão, por 2 a 0, na Arena. Os gols da partida foram marcados por Campaz, em cobrança de escanteio, e Bitello. Apesar da vitória, o time da Capital não conseguiu superar a equipe de Erechim na tabela devido ao saldo de gols.
Guarany-Ba 1x1 Inter
A grande exibição no Gre-Nal não foi repetida no sábado, no empate com o Guarany, em Bagé. O Inter entrou em campo apático e viu o time da casa dominar a partida, abrindo o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, com Marcos Paulo. O empate colorado saiu em contra-ataque, aos 36 da etapa final, com Caio Vidal. Assim, o Inter seguiu em terceiro, com 19 pontos, e o rebaixado Guarany na lanterna, com seis.
Aimoré 1x0 São Luiz
Um gol aos 47 minutos do segundo tempo, marcado por Sassá, garantiu a vitória do Aimoré por 1 a 0 sobre o São Luiz e, de quebra, assegurou o time de São Leopoldo na Série D. Com o resultado, o Aimoré ficou em oitavo na tabela do Estadual, com 14 pontos, um a mais do que a equipe de Ijuí, que terminou em nona, com 13.
São José 1x0 Novo Hamburgo
Com um empate, somado aos resultados paralelos, o Novo Hamburgo estaria na semifinal do Gauchão na vaga que ficou com o Xavante. Porém, a equipe foi derrotada pelo São José por 1 a 0, com gol de Everton Bala. Assim, o time do Vale do Sinos ficou em sétimo, assegurando apenas a vaga na Série D. Já o São José foi o sexto, com 15 pontos, um a menos do Brasil-Pel, que avançou em quarto.
Brasil-Pel 1x0 Juventude
A vitória do Brasil-Pel sobre o Juventude, aliada aos resultados paralelos dos outros jogos da rodada, colocaram o time xavante na semifinal do Gauchão. A vitória da equipe pelotense foi construída com um gol marcado por Thiago Santos, aos 25 segundos de jogo. O Brasil-Pel chegou aos 16 pontos e ficou em quarto na tabela. Já o Juventude se manteve com 11, na décima posição, uma acima da zona de rebaixamento — e o clube só não caiu porque o Caxias, seu rival, venceu e segurou o União-FW.
Caxias 3x0 União-FW
O Caxias goleou o União-FW por 3 a 0 na última rodada da fase classificatória, garantiu vaga na Série D do ano que vem, e salvou o Juventude do rebaixamento. Isso porque, caso fosse derrotado pelo time de Frederico Westphalen, somado à vitória do Brasil-Pel sobre o rival, o Ju ficaria atrás do União na tabela e cairia à Divisão de Acesso. Mas o Caxias fez a sua parte e marcou com Diogo Sodré, duas vezes, e França. Assim, terminou o campeonato em quinto, com 15 pontos, um a menos do que o Xavante, última classificado. Já o União-FW foi rebaixado em penúltimo, com nove pontos.