O Ypiranga fez história na noite de quarta-feira (24), em Erechim. Os comandados de Luizinho Viera bateram o Brasil-Pel por 3 a 1 e garantiram presença na final do Campeonato Gaúcho pela primeira vez nos 97 anos do clube.
Agora, enfrentarão o Grêmio em duas partidas valendo o título estadual. O primeiro jogo será no próximo sábado (26), no Colosso da Lagoa, e a volta na próxima semana, na Arena.
A classificação inédita não só dá ao Canarinho a oportunidade de conquistar o Gauchão, como também garante algumas garantias financeiras para o clube. De acordo com o presidente Adilson Stankiewicz, a disputa da final no Colosso da Lagoa representará mais de R$ 1 milhão aos cofres do clube.
Além disso, por ter tido a melhor campanha entre as equipes do Interior, o Ypiranga receberá a premiação de R$ 200 mil. A equipe do norte do Estado também garantiu vaga na Copa do Brasil de 2023.
Mesmo que o feito de estar na final do Campeonato Gaúcho seja histórico, o objetivo do Ypiranga para esta temporada ainda está por vir: o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Tanto a diretoria do clube como a comissão técnica admitem publicamente que o desejo maior para 2022 é este.
— Não vou negar que o objetivo maior é chegar à Série B. Ele tem um peso maior em relação à parte financeira. Com todo o planejamento que fizemos, posso afirmar que o Ypiranga é um time que está transitando na Série C, ele não é um time de Série C. Então, vamos fazer o melhor possível na final e depois ir para a disputa da Série C, com a mesma mentalidade. Estamos observando o mercado para contratação de reforços e seria fantástico que terminemos o ano com o acesso. Porque aí o clube entra em outro patamar — ressaltou o técnico Luizinho Vieira.