O fim de semana marcará o fim da fase classificatória do Gauchão com todos os jogos no sábado (12), às 16h30min. Com Ypiranga e Grêmio já classificados para as semifinais e o Guarany-Ba já rebaixado para a Divisão de Acesso em 2023, duas vagas seguem em aberto no G-4 e uma no Z-2.
Inter, Novo Hamburgo, São Luiz, Brasil-Pel, Caxias e São José brigam pela classificação. O time de Caxias e o do Passo da Areia também lutam pela permanência na primeira divisão do estadual, junto com o Aimoré, o Juventude e o União-FW.
Grêmio x Ypiranga
A partida entre o atual líder e o vice-líder pode definir quem acabará a fase classificatória como primeiro lugar. Dependendo do resultado do Gre-Nal da próxima quarta, o Tricolor pode chegar sem chances de ultrapassar o time de Erechim. Ambas equipes já estão garantidas nas semifinais, restando saber em qual posição irão se classificar.
Guarany-Ba x Inter
Os dois times vêm em situações diferentes no campeonato. A equipe de Bagé foi rebaixada para a Divisão de Acesso com uma rodada de antecedência. Já o Colorado, que ainda tem dois jogos a fazer no Gauchão, é o terceiro colocado, com 15 pontos, e ainda precisa confirmar sua classificação para a fase semifinal do estadual.
Aimoré x São Luiz
A equipe de Ijuí, que ocupa a quinta posição, com dois pontos a menos que o primeiro time na zona de classificação, briga pela vaga no G-4 do Gauchão. Por outro lado, o Índio Capilé precisa da vitória para se garantir na primeira divisão — atualmente, tem 11 pontos, dois a mais que o União-FW, primeiro na zona de rebaixamento.
São José x Novo Hamburgo
Ainda que tenha 12 pontos e tenha dois times entre ele e a zona de rebaixamento, o São José ainda tem remotas chances de cair para a Divisão de Acesso. Então, os três pontos seriam fundamentais para assegurar a permanência na Série A do Gauchão. Além disso, também tem a oportunidade de classificar, mas precisará de inúmeros resultados paralelos. Por outro lado, o Nóia necessita vencer para garantir a vaga nas semifinais. O time da região metropolitana depende só dele para isso.
Brasil-Pel x Juventude
Na Série A do Brasileirão, o time da Serra chega na última rodada com chances reais de ser rebaixado para a Divisão de Acesso. No entanto, com a vitória contra o Guarany-Ba na última rodada o Ju conseguiu respirar e sair da zona de rebaixamento. Uma vitória o garante na elite do Gauchão. Um empate ou uma derrota deixam a situação ainda mais perigosa para o alviverde. O Xavante briga pela classificação para a semifinal, mas precisará contar com duas derrotas, uma do Novo Hamburgo e outra do São Luiz.
Caxias x União-FW
Primeiro time na zona de rebaixamento, o União-FW precisa da vitória para tentar permanecer na primeira divisão — precisará contar com resultados paralelos para conseguir o objetivo. O Caxias briga tanto contra o rebaixamento, como ainda pode se classificar para as semifinais. No entanto, ambas opções são remotas. A equipe da Serra tem 12 pontos e é sétimo na tabela.