O feriado de Navegantes teve bola rolando pelos campos do Rio Grande do Sul. O Grêmio abriu a terceira rodada do Gauchão com vitória na Arena sobre o São José e chegou aos sete pontos na competição estadual.
Mais tarde, mais três jogos. Inter e São Luiz ficaram no empate, em Ijuí; o Ypiranga venceu o União-FW e o Brasil-Pel, depois de dois empates, conseguiu sua primeira vitória no torneio ao golear o Guarany-Ba. Dois jogos fecharam a rodada na quinta.
Grêmio 2x1 São José
Na estreia do time titular gremista na temporada, os comandados de Vagner Mancini levaram a melhor em cima do Zequinha. Na Arena, logo aos cinco minutos, Campaz abriu o placar de falta. Aos três da etapa final, o São José empatou com Bruno Jesus, mas Diego Souza deu números finais à partida e garantiu mais três pontos para o Tricolor. Com o resultado, o Grêmio chegou a sete e divide a liderança com o Inter.
São Luiz 0x0 Inter
Ainda em processo de conhecer o elenco de jogadores, o técnico Alexander Medina optou por mandar a campo uma equipe diferente daquela que jogou as primeiras duas partidas do Gauchão. Contra o São Luiz, o time reserva até tentou, mas não conseguiu superar a defesa do clube de Ijuí. O Colorado tem sete pontos na competição (duas vitórias e um empate).
Ypiranga 3x1 União-FW
Depois de ser derrotado na segunda rodada para o Novo Hamburgo, o time de Erechim voltou a vencer no Gauchão. A partida foi marcada pelo domínio total do Canarinho. O Ypiranga marcou duas vezes no primeiro tempo, com Diogo, de bicicleta, e Bruno Bispo, de cabeça. Na segunda etapa, o time continuou pressionando e marcou com Erick. Já no fim da partida, Daivison diminuiu para o União-FW.
Brasil-Pel 4x1 Guarany-Ba
O time de Pelotas conseguiu sua primeira vitória no campeonato estadual. Com o resultado, chegou a cinco pontos no Gauchão. A equipe de Bagé não pôde contar com nove atletas, que positivaram para covid-19 nos últimos dias. Helerson, Marllon e Joanderson, duas vezes, marcaram para o time da casa. Eduardão descontou para os visitantes.
Aimoré 0x2 Caxias
Depois de uma derrota e um empate, o Caxias enfim conseguiu vencer a primeira no Gauchão. O time da Serra resolveu o jogo no primeiro tempo. Diogo Sodré, aos 20, e Jonathan, aos 33, marcaram os gols da partida. Com o resultado, a equipe grená encostou no G-4. Já o time da casa caiu para o nono lugar.
Juventude 1x1 Novo Hamburgo
Não foi dessa vez que o Juventude conquistou a sua primeira vitória no Gauchão. Apesar de comandar toda a partida e abrir o placar, com Gabriel Tota aos 19 do segundo tempo, o Ju sofreu o empate logo na sequência, com Júnior Timbó, e cada equipe ficou com um ponto em Caxias do Sul. O alviverde é o primeiro fora da zona de rebaixamento e o Noia é o quinto.