O Gauchão teve mais uma série de jogos neste último final de semana. Na quarta rodada, melhor para a maioria dos mandantes. Nos seis jogos, quatro contaram com vitórias do time da casa — apenas o Aimoré venceu fora dos seus domínios.
A derrota do Inter para o Ypiranga abriu a rodada em jogo único no sábado (5). No domingo, outros cinco partidas a fecharam. O Caxias goleou o Brasil-Pel por 4 a 0, o União-FW venceu o Juventude, Novo Hamburgo e São Luiz empataram, o Aimoré bateu o São José e o Grêmio derrotou o Guarany-Ba.
Ypiranga 3x1 Inter
Em mais uma partida com testes do técnico Alexander Medina, o Colorado perdeu a invencibilidade no Gauchão e também deixou a liderança do Estadual. Lorran abriu o placar para o time de Erechim. Bruno Méndez empatou no final do primeiro tempo. Na etapa final, Erick marcou duas vezes para garantir a vitória para o Canarinho. Com o resultado, o Inter caiu para o quarto lugar na tabela. O Ypiranga assumiu a vice-liderança.
Caxias 4x0 Brasil-Pel
No reencontro entre Rogério Zimermann e o Xavante, melhor para o treinador. O time grená não deu chances para o visitante e, no primeiro tempo mesmo, liquidou a partida. Com dois gols de Batista e um do Matheuzinho, fez 3 a 0. Aos nove minutos do segundo tempo, Jonathan ampliou e transformou a vitória em goleada. O time da Serra chegou aos sete pontos e ficou na terceira posição. O Xavante é oitavo.
União-FW 2x1 Juventude
O time de Frederico Westphalen conseguiu a primeira vitória no Gauchão, com um gol marcado no último lance da partida. Apesar de terem sido dominados durante boa parte da partida, os mandantes conquistaram uma grande vitória por 2 a 1, que afundou ainda mais o time de Caxias do Sul na zona de rebaixamento. Joãozinho abriu o placar, Capixaba empatou, e Mazinho deu números finais ao jogo.
Novo Hamburgo 0x0 São Luiz
As duas equipes pouco criaram durante os 90 minutos e não conseguiram sair do 0 a 0 no Estádio do Vale. O resultado deixou os dois clubes próximos na tabela de classificação. O Noia é o sexto, com seis pontos, e o São Luiz tem cinco, em sétimo.
São José 0x2 Aimoré
O time de São Leopoldo foi o único visitante a conseguir vencer na rodada, comandado pela atuação de Wagner. A equipe mandante teve mais posse de bola, mais volume de jogo, mas pecou no repertório ofensivo. O camisa 10 do Aimoré marcou o primeiro gol, e o placar foi fechado com Paulinho Dias, já no final da partida.
Grêmio 2x0 Guarany-Ba
O resultado fez com que o Tricolor assumisse a liderança da fase classificatória do Gauchão. A vitória começou a nascer logo aos dois minutos de jogo, quando Janderson aproveitou a falha da defesa do time de Bagé para abrir o placar. Depois, já na segunda etapa, Diego Souza ampliou para o Grêmio. Apesar do resultado positivo, o técnico Vagner Mancini fez críticas à atuação da equipe.