A primeira fase do Gauchão chegou à sua metade. Os resultados na sexta rodada mexeram pouco nas duas partes mais importantes da tabela. Na ponte de cima, o Aimoré ingressou no G-4 ao lado de Grêmio, Ypiranga e Inter. Na parte de baixo, o Guarany-Ba segue na lanterna e tem o Juventude como companheiro na zona de rebaixamento.
Apesar de não conseguir vencer o Juventude no domingo (13), o Grêmio manteve a diferença de três pontos para o segundo colocado. Isso porque o Ypiranga também empatou no fim de semana. O Inter voltou a vencer e encostou outra vez nas duas primeiras posições. Abaixo confira um resumo da rodada.
Caxias 0x1 Inter
Com um gol no final, marcado por Mauricio, o Inter voltou a vencer após três rodadas. Com o resultado de sábado (12), os colorados subiram da quarta para a terceira posição e encurtaram a distância para o líder Grêmio. São três pontos de desvantagem. A derrota em casa fez o Caxias despencar na tabela, caindo da terceira para a sétima colocação.
Guaray-Ba 2x2 São Luiz
No sábado, o torcedor do Guarany-Ba esteve perto de ver a primeira vitória no retorno à elite gaúcha. Os visitantes saíram na frente com Juba, no começo do jogo. Logo em seguida, Marcos Paulo empatou. No segundo tempo, dois gols de pênalti, um para cada lado. Eduardo virou e, aos 35 minutos, Ariel Marques empatou.
Em um campeonato com placares magros, esta foi a quarta vez que um jogo teve quatro gols. O recorde de gols em uma única partida foi na derrota do Guarany por 4 a 1 para o Brasil-Pel. Os jogos que mais movimentaram o placar até aqui foram os da equipe de Bagé e os do Grêmio. Cada uma das equipes viu serem marcados 15 gols nas seis vezes que entraram em campo até aqui.
Aimoré 2x0 União-FW
Foi o jogo que teve maior influência na tabela. A vitória do time de São Leopoldo valeu um lugar no G-4. O primeiro gol, marcado por Natã, só foi validado após confirmação da quarta árbitra de que a bola cruzou a linha do gol. Nos acréscimos, Adriano ampliou.
Brasil-Pel 1x1 Novo Hamburgo
Os gols no Bento Freitas, no domingo (13), foram marcados no 1º tempo. Rafael Castro abriu o placar para o Brasil-Pel logo no primeiro minuto de jogo, e Alemão igualou aos 45. O Xavante que tinha a mesma pontuação do quarto colocado, agora tem nove pontos, um a menos que o Aimoré, dono da última vaga às semifinais. O Novo Hamburgo foi a oito pontos.
Grêmio 1x1 Juventude
Na noite de domingo, no complemento da rodada, as vais da torcida ao técnico Vagner Mancini foram a trilha sonora da Arena. Apesar de não ter vencido, o Grêmio segue como líder do Gauchão com 14 pontos. O gol de empate saiu nos acréscimos, em chute cruzado do lateral Nicolas, aos 46. O Juventude esteve perto da primeira vitória após abrir o placar aos 35, com Capixaba.
São José 0x0 Ypiranga
O time de Erechim manteve a vice-liderança do Gauchão, mas deixou de se aproximar do Grêmio com o empate sem gols com o São José no Estádio Passo D’Areia, na noite de domingo (13). O duelo teve poucas chances de gol, com os atletas tendo trabalho para tocar a bola no piso sintético, aparentemente longe da melhor condição de jogo. Com apenas cinco pontos, na nona colocação, o Zequinha demitiu o técnico Pingo.