De volta à Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho em 2022, o União Frederiquense vai começar a competição com um diferencial em sua Arena. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), foi oficializada uma parceria que irá proporcionar a instalação de uma usina de energia fotovoltaica no estádio, para sustentar os refletores e abastecendo até 500 residências. O acordo, que firma a cedência do local para a instalação da usina por 25 anos – com possibilidade de renovação –, irá proporcionar que o clube se torne um exemplo de sustentabilidade para todo o país, gerando cerca de 1 megawatt.
Será viabilizada a implementação do sistema de iluminação no estádio para que sejam realizadas partidas à noite, possibilitando mais conforto ao torcedor tricolor. Os trabalhos já estão sendo realizados na Arena e há uma previsão de que a iluminação esteja disponível a partir da 4ª rodada do Gauchão, em confronto com o Juventude. No entanto, esta previsão será confirmada conforme o andamento dos trabalhos no local.
— A iluminação é uma cereja no bolo e resolve um problema operacional do clube. Nós queremos transformar a Arena em um grande palco de acontecimentos ambientais, na parte de vegetação e educacional nas escolas. A Arena é da comunidade e queremos que seja mais do que futebol. Vamos explorar como grande case ambiental, mostrando novidades, assim como é a usina para a comunidade — destacou o presidente do clube, Vinícius Girardi.
O União Frederiquense estreia no Gauchão em 26 de janeiro, contra o Novo Hamburgo, em Frederico Westphalen.