O sábado (4) será decisivo para Flamengo de São Pedro e Brasil de Farroupilha. As equipes se enfrentam a partir das 17h, no Estádio das Castanheiras, pela final do Interior do Gauchão Feminino. Além da taça, o vencedor também leva a vaga no Brasileirão Feminino A-3.
Mas, antes de chegar à decisão, as gurias do rubro-verde e do Yucumã realizaram campanhas satisfatórias que as garantiram entre as quatro melhores equipes do RS, junto com a dupla Gre-Nal.
Na primeira fase, o time de Fernando Varani se classificou na vice-liderança do Grupo A, com 60% de aproveitamento. Foram três vitórias e duas derrotas, com 14 gols marcados e cinco sofridos. Essa foi a melhor campanha de uma equipe do interior na fase inicial da competição nos últimos três anos.
— Acho que fomos muito bem. Tem pontos que precisamos melhorar, como qualquer outra equipe, mas eu acredito que tenha sido muito bom não só para o clube, para a instituição SERC Brasil, mas até para as atletas, por questão de visibilidade — avalia a atacante Luana, do Brasil de Farroupilha.
O Flamengo de São Pedro, por sua vez, estreou no Gauchão Feminino. E fez uma campanha igualmente satisfatória. Na vice-liderança do Grupo B, elas acumularam 44% de aproveitamento — representados por duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Foram, ainda, nove gols marcados e 17 sofridos.
— Foi muito emocionante. Sabíamos que na nossa chave pegaríamos times experientes na competição. Desde o início, o nosso objetivo era passar da primeira fase. Estávamos muito confiantes apesar de poucos treinos e da pouca convivência com as meninas. Conseguimos bons resultados contra o Elite e Juventude, e com isso buscamos a inédita classificação — destacou a atacante Aninha, do time de Tenente Portela.
Nas semifinais, no entanto, ambas não conseguiram derrubar o favoritismo da dupla Gre-Nal. O Brasil-Far foi eliminado pelo Inter. Enquanto o Flamengo de São Pedro perdeu para o Grêmio.
E a final do Interior?
Enquanto o time de Tenente Portela chega para sua primeira final do Interior, o Brasil de Farroupilha vai para a terceira decisão do título. Nas últimas duas vezes, as gurias rubro-verde ergueram a taça e, por isso, são consideradas favoritas pelas adversárias.
— Nós sabemos que o Brasil de Farroupilha é favorito, pois já faz alguns anos que fica entre os quatro melhores do Estado e sempre consegue a vaga para o Brasileirão. Nosso time está focado em ganhar esse título e essa vaga. Sabemos que não será fácil, pois a equipe também só perdeu para a dupla Gre-Nal, e virão com tudo contra nós. Jogaremos para vencer e continuar fazendo história — avalia Aninha.
Do outro lado do confronto, também há muito foco no duelo e, claro, respeito ao adversário.
— A expectativa está muito alta, estamos trabalhando muito forte para conquistar mais uma vez o campeonato. Vamos com tudo. Não temos outra coisa na cabeça. Óbvio que a classificação é consequência, mas a única coisa que pensamos é em vencer, e estamos trabalhando muito forte para isso — fala Luana.