As gurias rubro-verde estão, mais uma vez, entre as melhores equipes do Estado. Atuais bicampeãs do Interior, elas se classificaram na vice-liderança do Grupo A. E, agora, vão em busca da vaga no Brasileirão Feminino A-3.
Na fase inicial, o Brasil de Farroupilha conquistou nove pontos — representados por três vitórias e duas derrotas. Agora, o time da Serra enfrentará o Inter nas semifinais. A primeira partida ocorre no próximo domingo (14), às 11h, no Estádio das Castanheiras.
O jogo de volta está marcado para o sábado seguinte, dia 20, às 17h. Este duelo será realizado no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre.
Relembre a campanha do Brasil de Farroupilha até às semifinais
As gurias rubro-verde estrearam diante do Grêmio — que viria a terminar a primeira fase com o melhor ataque do Gauchão Feminino. No Vieirão, o time da Serra conseguiu enfrentar o Tricolor de igual para igual. No entanto, em falta muito próxima da grande área, Pri Back marcou o primeiro gol do Estadual. Na sua especialidade: a bola parada. Depois, ainda na etapa inicial, o Tricolor ampliou com Gisseli. O Brasil descontou com Bianca Bender: que saiu do banco de reservas para diminuir e fechar o placar.
Naquela ocasião, inclusive, o rubro-verde acabou a rodada na lanterna do grupo pelos critérios de desempate. O time da Serra tinha mais cartões amarelos do que o Guarany-Ba, que havia perdido para o Pelotas por 2 a 1.
Na rodada posterior, jogando em casa, a história foi outra. Com o apoio do torcedor, elas aplicaram a segunda maior goleada da história do Brasil de Farroupilha no Gauchão Feminino — a maior é um 9 a 0 sobre o João Emílio, em 2019.
Não bastasse isso, Bruna Lisandra ainda entrou para a história do rubro-verde. Ela é a primeira atleta do clube a fazer um hat-trick. Luana, Fran Barbosa e Keka, duas vezes, marcaram os outros gols do Brasil de Farroupilha — que terminou aquela rodada já na vice-liderança do Grupo A.
3ª rodada: Pelotas 1x5 Brasil-Far
Embaladas após a goleada sobre o Guarany-Ba, as gurias rubro-verde fizeram mais uma vítima na terceira rodada. Na Boca do Lobo, elas aplicaram um 5 a 1 sobre o Pelotas. Mais uma vez, o Brasil-Far abriu o placar com Luana que, depois, viria a marcar mais um. Bruna Lisandra também balançou as redes duas vezes, e Bianca Bender fechou a conta. Helena descontou para as Lobas.
Na partida que marcara o final do primeiro turno, o time serrano se firmava como terceira força do Estadual — atrás apenas da dupla Gre-Nal. O Brasil-Far tinha o terceiro melhor ataque — com média de 4,3 por partida — e a terceira melhor defesa — com média de um por duelo. Além da artilheira do Estadual, que era Bruna Lisandra, com cinco gols.
4ª rodada: Brasil-Far 1x0 Pelotas
Se na terceira rodada a vitória sobre o Pelotas veio com certa facilidade, nas Castanheiras a história foi diferente. Jogando mais recuadas, as adversárias dificultaram a vida do Brasil de Farroupilha.
Novamente, o rubro-verde contou com Bianca Bender para balançar às redes. Aos 18 minutos da segunda etapa, a camisa oito garantiu os três pontos na conta do Brasil-Far. Aliás, foi neste jogo que o time da Serra encaminhou a classificação. Só não se garantiria nas semifinais com uma combinação de resultados difícil de acontecer.
A polêmica rodada do jogo não realizado. As atletas do Brasil viajaram até Bagé. Chegaram lá e não puderam jogar. Primeiro, o time mandante não havia providenciado ambulância — a mesma chegou ao Estrela D'Alva a poucos minutos do tempo limite imposto pela arbitragem. No entanto, também não havia médico no estádio, o que impossibilita a realização das partidas, como prevê o regulamento.
O TJD decidiu pelo reagendamento do duelo. No entanto, se as equipes entrarem em comum acordo, a bola não precisa rolar. Afinal, não interferirá no andamento da competição. Visto que Brasil-Far já está nas semis e Guarany-Ba já se encontra eliminado.
Para fechar a primeira fase, o Brasil recebeu o Grêmio nas Castanheiras. As duas equipes já estavam garantidas nas semifinais, mas isso não as impediu de realizar um grande duelo.
Mesmo bem defensivamente, o rubro-verde bobeou duas vezes e viu Maiara não desperdiçar. A atacante do Grêmio garantiu os 2 a 0, que manteriam os 100% de aproveitamento do Tricolor.
Agora, é tudo semifinal. Se derrotar o Inter, o Brasil de Farroupilha entra para a história do Estadual. As Gurias Coloradas nunca foram derrotadas por um time do interior. Aliás, só perderam um jogo no Gauchão Feminino — a partida de ida da grande final, em 2017. À época, o Grêmio triunfou por 2 a 0.