O Gauchão Feminino 2021 começa a partir deste final de semana. Já na primeira rodada, destaque para o enfrentamentos de Inter e Grêmio contra as equipes do Interior, Juventude e Brasil-Far, respectivamente. Elite e Flamengo, além de Guarany e Pelotas completam a abertura do Estadual.
Grêmio x Brasil de Farroupilha
- Data: 18/09 (sábado)
- Horário: 11h
- Local: Estádio Vieirão, em Gravataí
- Transmissão: FGF Tv
Já no ponta pé inicial do torneio, teremos em campo um dos segundos maiores vencedores contra o bicampeão do Interior: Grêmio e Brasil-Far. O enfrentamento de estreia pelo Grupo A coloca em campo uma ambição extra pelo título.
Donas de três taças, as Gurias Gremistas querem encerrar um jejum, e, de quebra acabar, com a sequência das rivais. O último título conquistado foi em 2018, e de lá para cá, o time tem sido superado pelo Inter nas últimas duas finais.
As Gurias do Brasil de Farroupilha, campeãs do Interior em 2019 e 2019, querem repetir o feito para seguir em desenvolvimento na modalidade. Pelo regulamento da competição deste ano, uma conquista pode significar o passaporte para a disputa do Brasileirão Série A-3, a terceira divisão do futebol feminino, anunciada pela CBF para a temporada de 2022.
Juventude x Inter
- Data: 19/09 (domingo)
- Horário: 15h
- Local: Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha
- Transmissão: FGF Tv
Pelo Grupo B, Juventude e Inter se enfrentam no domingo. Depois da reabertura do departamento feminino neste ano, a volta ao Gauchão pode representar uma nova fase para a modalidade do clube alviverde.
Já no início do segundo semestre, a equipe disputou o Brasileirão Feminino sub-18. A campanha se encerrou ainda na primeira fase, com uma quarta colocação na Chave E. Agora, a meta é voltar ao hall dos campões, assim como aconteceu na conquista de três taças em sequência nos anos de 2004, 2005 e 2006.
As adversárias, por sua vez, vivem um feito histórico na temporada de 2021. Mesmo com a eliminação para o Palmeiras, nas semifinais do Brasileirão Feminino, as Gurias Coloradas atingiram a melhor campanha do clube na disputa da elite do futebol feminino. Para o torneio, chegam mais uma vez como uma das favoritas. Atuais bicampeãs e maiores vencedoras da competição.
Elite x Flamengo
- Data: 19/09 (domingo)
- Horário: 15h
- Local: AABB Ijuí, em Ijuí
- Transmissão: FGF Tv
Ainda no domingo, pela Chave B, Elite e Flamengo duelam na AABB Ijuí. Esta será a primeira partida de ambas as equipes no Gauchão Feminino. Com um grupo formado por 29 atletas, o Elite será comandado por Marli Nast Lourenzon, que também é gestora do departamento feminino. Do outro lado, estará Tiago Rodrigues, técnico da participação de estreia do time de Tenente Portela.
Guarany x Pelotas
- Data: 26/09 (domingo)
- Horário: 11h
- Local: Estádio Estrela D'Alva, em Bagé
- Transmissão: FGF Tv
Fechando os enfrentamentos da primeira rodada, Guarany e Pelotas só se enfrentaram no outro domingo, dia 26. Este jogo marcará a disputa inédita dos clubes no Estadual desde que a competição passou a ser gerida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Com situações semelhantes, o objetivo principal também é outro fator em comum entre as equipes. Treinadas por Cléo Moura, as Gurias do Guarany vão em busca da vaga para a disputa da terceira divisão do Brasileirão Feminino.
Mesmo em um grupo com Grêmio e Brasil de Farroupilha, as Lobas também querem conquistar a classificação. Para isso, contam com experiência em disputas do Estaduais femininos de base. Em 2019, o sub-16 acabou eliminado pelo Grêmio nas semifinais, já o sub-18, ficou com o vice, ao ser derrotado na final pelo Inter.
Confira a primeira rodada do Gauchão Feminino
18/09 (sábado)
Grêmio x Brasil-Far, às 11h, Estádio Vieirão, em Gravataí
19/09 (domingo)
Juventude x Inter, às 15h, Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha
Elite x Flamengo, às 15h, AABB Ijuí
26/09 (domingo)
Guarany x Pelotas, às 11h, Estádio Estrela D'Alva, em Bagé