O Gauchão de 2021 chegou ao fim no último domingo (23). Dentro de campo, o Grêmio segurou o empate em 1 a 1 com o Inter, na Arena, e, após a vitória por 2 a 1 no confronto de ida, garantiu o título estadual, o quarto de maneira consecutiva.
Na noite desta segunda-feira (24), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou uma cerimônia virtual para eleger a seleção do Gauchão. Além dos melhores jogadores do campeonato, posição por posição, foram eleitos o craque da competição, o craque das finais, o melhor técnico, o melhor árbitro, o melhor assistente e o melhor dirigente.
Diego Souza, goleador do torneio com sete gols, também foi homenageado. Os destaques foram escolhidos por jornalistas esportivos do Rio Grande do Sul. O Prêmio Bucha, que elege o gol mais bonito desta edição do Estadual, também foi revelado. Em virtude dos protocolos sanitários de combate à pandemia do coronavírus, o evento foi realizado de maneira virtual.
De fevereiro a maio, foram 66 partidas disputadas, com 164 gols marcados. O presidente da FGF, Luciano Hocsman, aproveitou o evento para exaltar a união dos clubes participantes do Gauchão.
— Foi mais um ano de muito trabalho. Mais um ano de demonstração da união de todos os clubes que, pensando no bem do nosso futebol, fizeram com que pudéssemos chegar nesta premiação dos melhores da competição — ressaltou.