Com apenas duas vitórias em 11 partidas, o São Luiz fez um péssimo Gauchão em 2020. Em condições normais, a 11.ª colocação entre 12 participantes significaria o rebaixamento à Divisão de Acesso. Mas a temporada passada não teve nada de normal. Com a paralisação do campeonato por quatro meses, devido à pandemia de coronavírus, e a volta dos jogos sem público e em sedes regionalizadas, os clubes, por unanimidade, decidiram mudar o regulamento e abolir o rebaixamento naquela edição.
O São Luiz e o Pelotas se salvaram. Em 2021, a direção tenta evitar os erros do passado. O técnico Paulo Henrique Marques chegou em meio a Série D, na qual o clube fez bela campanha, eliminado apenas nas oitavas. Sete jogadores foram mantidos e 21 novos contratados. Destaque para o goleiro Luiz Cetim, o zagueiro Rafael Goiano e o meia Pedrinho.
— Expectativa muito boa para esse campeonato. A equipe foi muito bem montada, com peças do time da Série D no ano passado, trouxemos outros atletas que já tem experiência no Gauchão. Acredito que seremos competitivos e esperamos realmente alcançar as primeiras colocações. Temos condições para isso — afirmou Lauro Hass, presidente do clube.
Na primeira rodada, neste sábado (27), diante do Ypiranga, o São Luiz perdeu o mando de campo e não poderá jogar no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. O cube foi punido no caso de racismo envolvendo o jogador Tilica, do Caxias, em 2020. Por isso, terá de jogar em Frederico Westphalen, na Arena Unão Frederiquense.
Arquivo Gauchão
Em 1991, o São Luiz se preparava para o Gauchão que, naquela época, era disputado no segundo semestre da temporada. E o time do técnico Cassiá Carpes veio a Porto Alegre, no dia 2 de julho, para fazer um jogo-treino com a Seleção Brasileira, treinada por Paulo Roberto Falcão. O "rubro" de Ijuí segurou um empate em 0 a 0 e jogou com Jânio, Polaco, Caçula, Newmar e Kiko; João Luiz (Nelson), Betinho, Negrini e Solis; Café (Ari) e Edmundo. Na Seleção, nomes como Taffarel, Márcio Santos, Branco, Mauro Silva, Cafu, Renato Portaluppi e Mazinho, muitos que dali a três anos, tornariam-se tetra campeões mundiais de futebol com a "amarelinha".
As curiosidades foram extraídas do Livro "100 Vezes Gauchão, a história centenária de uma paixão", de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska (Editora AGE, 2019).
FICHA DO CLUBE
E. C. SÃO LUIZ
- Cidade: Ijuí.
- Estádio: 19 de Outubro.
- Fundação: 20/02/1938
- Participações no Gauchão: 30
- Colocação em 2020: 11.º
- Melhor campanha: 3.º em 2013.
- Técnico: Paulo Henrique Marques - 55 anos (anunciado em 23/11/20).
- Presidente: Lauro Hass.
- Vice de futebol: João Carlos Bevilaqua.
- Jogadores apresentados: 28 jogadores (21 reforços)
- Abertura temporada: 18/01
Amistosos
- 06/02 - 2x0 Grêmio (sub-19) em Ijuí - gols de Gustavo Xuxa e Hugo Almeida.
- 14/02 - 2x0 Concórdia em Frederico Westphalen - gols de Gustavo Xuxa e Hugo Almeida.
- 20/02 - 2x1 Santa Cruz, nos Plátanos - gols de Mizael e Juba