Um goleiro que é ídolo por evitar muitos gols mas também por balançar, com alguma frequência, as redes dos adversários. Assim é Fábio, 32 anos, desde 2015, titular absoluto do São José. A chegada dele ao Passo D'Areia se confunde com o crescimento do clube.
Em seis temporadas, o "Zequinha" ganhou sete títulos regionais, conseguiu o acesso da Série D para a Série C do Brasileirão, "beliscou" uma subida à Série B e chegou a um terceiro lugar no Gauchão, a melhor campanha na história do time. Nesta temporada, busca repetir os seus melhores momentos para alcançar novos objetivos.
— Não entramos em competições só para nos mantermos nelas. Estamos acostumados e preparados para chegar bem nas competições, para disputar na ponta de cima, e é isso o que queremos nesta temporada — afirmou Milton Machado, vice-presidente de futebol.
Fábio esteve sempre presente. E se contribuiu na defesa, foi importante no ataque: marcou 26 gols, seis deles em 2020. A segurança de Fábio é trunfo do técnico Carlos Moraes que já teve 10 reforços anunciados para o Estadual. Entre eles, o lateral Léo Príncipe, ex-Corinthians, o volante Rafael Jataí, ex-Atlético-MG, e o atacante França, ex-Mirassol.
Arquivo Gauchão
Entre junho de 1966 e maio de 1972, o São José passou por uma fusão com o clube de remo, Almirante Barroso. O nome ficou enorme: Associação Almirante Barroso São José de Futebol e Regatas. Torcedores e jornalistas resumiram em Barroso-São José ou ainda Zé Barroso. E assim o time disputou cinco "Gauchões", chegando ao quarto lugar em 1971. Durante a fusão, foram 34 vitórias em 94 partidas no campeonato estadual. Três delas em cima do Grêmio.
Na temporada 2001, o Zequinha foi o responsável pela queda do técnico do Inter Zé Mário. Uma péssima campanha que culminou com um 0 a 0 no Beira-Rio e a frase do treinador:
— Ao menos não perdemos.
Acabou demitido na madrugada pelo então presidente Fernando Miranda.
*As curiosidades foram extraídas do Livro "100 Vezes Gauchão, a história centenária de uma paixão", de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska (Editora AGE, 2019)
E. C. SÃO JOSÉ
- Cidade: Porto Alegre.
- Estádio: Francisco Novelletto Neto (Passo D'Areia).
- Fundação: 24/05/1913
- Participações no Gauchão: 36
- Colocação em 2020: 6º
- Melhor campanha: 3º em 2018.
- Técnico: Carlos Moraes - 45 anos (anunciado em 4/1).
- Presidente: Flávio Abreu.
- Vice de futebol: Milton Machado.
- Jogadores apresentados: 26 jogadores (16 renovações)
- Abertura temporada: 18/01
Amistosos
- 03/02 – 13x0 Novo Horizonte no Passo D'Areia - gols de Luiz Eduardo (4), Tiago (2), R. Jataí, Kelvin, Pablo, C. Maradona, Wagner, Fabrício e Pett.
- 06/02 – 3x3 Pelotas no Passo D'Areia - gols de Tiago, Thiago Moreira e Crystopher.
- 12/02 - 1x1 Grêmio (transição) em Eldorado do Sul - gol de Kelvin.
- 17/02 - 2x2 Hercílio Luz em Tubarão (SC) - gols de Tiago e Wagner Fogolari.
- 20/02 - 2x1 Inter (sub-20) em Alvorada - gols de Luis Eduardo e Cláudio Maradona.