O torcedor do Grêmio quer esquecer a passagem do atacante Diego Tardelli pelo Tricolor em 2019. O jogador não se deu bem na Arena. Mas o irmão mais velho dele, Juninho, é bem mais valorizado por aqui. Com 37 anos, o meia vai para seu oitavo Gauchão.
E em 2021 ele espera não se lembrar da temporada passada. Logo na segunda rodada do Estadual, no dia 26 de janeiro de 2020, Juninho Tardelli marcou dois dos quatro gols do Esportivo na vitória por 4 a 3 sobre o Aimoré, em Bento Gonçalves.
O problema foi que no mesmo jogo, o atleta fraturou a fíbula da perna direita e não jogou mais o restante do ano. Agora, ele é a referência do time treinado por Luiz Carlos Winck, que recebeu 23 reforços, entre eles os zagueiros Jean, Júnior Alves e Léo Dagostini, e os meias Jocinei, ex-Corinthians, e Mateus Norton, ex-Fluminense.
Quarto colocado no ano passado, o time da serra gaúcha quer repetir o bom desempenho nesta temporada, buscando defender o título de campeão do Interior do último ano.
—A proposta é fazer um campeonato equilibrado, buscando sempre os melhores desempenhos. Sabemos que entramos na competição defendendo o título de campeão do Interior, e isso nos dará ainda mais motivação em busca dos objetivos. Com gestão equilibrada e empenhada em honrar tudo o que o clube se compromete, também temos o desafio de continuar superando as dificuldades administrativas impostas pela pandemia e, assim, elevarmos cada vez mais o patamar desse clube que representa Bento Gonçalves — afirmou Laudir Piccoli, presidente do Esportivo.
Arquivo Gauchão
O primeiro Gauchão do Esportivo foi em 1970. O time da serra emendou 10 participações consecutivas e na décima, a melhor campanha da história: um vice-campeonato, atrás apenas do Grêmio. Além da bela campanha, o time treinado por Valdir Espinosa e que tinha um jovem atacante surgindo no Interior, Renato Portaluppi, entrou para a história do estadual por ser protagonista do chamado "Jogo da Neve".
Em 30 de maio de 1979, o Esportivo recebeu o Grêmio pela quarta rodada do segundo turno da primeira fase. O confronto, no velho Estádio da Montanha, terminou empatado em 0 a 0. Mas o jogo ficou em segundo plano. A queda de neve em meio a partida ganhou destaque nacional, com a temperatura mínima chegando a dois graus abaixo de zero.
As curiosidades foram extraídas do Livro "100 Vezes Gauchão, a história centenária de uma paixão", de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska (Editora AGE, 2019).
CLUBE ESPORTIVO BENTO GONÇALVES
- Cidade: Bento Gonçalves.
- Estádio: Montanha dos Vinhedos.
- Fundação: 24/08/1919
- Participações no Gauchão: 44
- Colocação em 2020: 4.º
- Melhores campanhas: vice-campeão em 1979.
- Técnico: Luís Carlos Winck - 58 anos (anunciado em 13/10).
- Presidente: Laudir Piccoli.
- Vice de futebol: Guilherme Salton.
- Jogadores apresentados: 32 jogadores (9 renovações)
- Abertura temporada: 11/01
Amistosos
- 06/02 - 0x1 Caxias, no Estádio Centenário.
- 13/02 – 1x0 Ypiranga, na Montanha dos Vinhedos, gol de Juninho Tardelli.
- 17/02 - 0x1 Santa Cruz, nos Plátanos.
- 20/02 - 2x2 Grêmio (transição) na Montanha dos Vinhedos - gols de Vini Santos e Warlei.