O Brasil-Pel foi um dos últimos times do Interior a iniciar a preparação para o Gauchão 2021. Efeito da pandemia de coronavírus. O elenco se apresentou no dia 8 de fevereiro, pois a maioria dos atletas que permaneceu no clube, precisou de alguns dias de descanso após o término da Série B do Brasileirão, no dia 29 de janeiro.
O técnico Cláudio Tencati renovou contrato e segue no comando do grupo que terá menos de 20 dias de pré-temporada e espera um Gauchão melhor do que nas últimas temporadas.
— É uma preparação atípica, tivemos muito menos tempo do que quando aconteceu o acidente (com o ônibus do Brasil em 2009 há uma semana do início do Gauchão). Ainda fazemos uma remontagem do grupo, que ainda não está finalizada. Tivemos a renovação de jogadores que consideramos importantes e realizamos novas contratações. Temos que começar do jeito que dá. Nossa expectativa é a melhor possível, ir preparando a equipe para a volta da Série B — afirmou Cláudio Montanelli, vice-presidente de futebol do clube.
Depois do vice-campeonato para o Grêmio em 2018, o Xavante foi 10º em 2019 e apenas o 9º no ano passado, sem sequer passar de fase. O foco maior na temporada sempre é a Segunda Divisão do Brasileiro, pela maior rentabilidade que o clube tem referentes as cotas de televisão, mas não há como tratar o Gauchão com tranquilidade quando se trata de rebaixamento de dois dos 12 participantes, cujo risco o clube viveu de perto recentemente.
Até agora, já chegaram 13 reforços, entre eles: os laterais André Krobel, que estava no América-RN, e Igor Miranda, ex-Náutico, os meias Felipe Saturnino, que estava no futebol português, e Gabriel Terra, ex-Juventude, e os atacantes Gabriel Bittar, ex-Ferroviário, e Bruno Paraíba, ex-Confiança.
Arquivo Gauchão
Primeiro campeão Gaúcho da história, em 1919, derrotando o Grêmio por 5 a 1, em pleno Estádio da Baixada, em Porto Alegre, o Brasil foi o primeiro representante gaúcho a disputar um campeonato nacional, no ano seguinte: a Copa dos Campeões Estaduais, sediada no Rio.
O Xavante encarou o Paulistano, campeão paulista, e o Fluminense, campeão carioca. Os pelotenses perderam os dois jogos e acabaram na terceira colocação mas plantaram naqueles dias de março de 1920, importantes "sementes" para colocar, no futuro, o futebol gaúcho entre os principais do país.
As curiosidades foram extraídas do Livro "100 Vezes Gauchão, a história centenária de uma paixão", de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska (Editora AGE, 2019).
Ficha do clube
G. E. BRASIL
- Cidade: Pelotas.
- Estádio: Bento Freitas.
- Fundação: 07/09/1911
- Participações no Gauchão: 57
- Colocação em 2020: 9.º
- Melhor campanha: campeão em 1919.
- Técnico: Cláudio Tencati - 47 anos (anunciado em 01/11/20).
- Presidente: Nilton Pinheiro.
- Vice de futebol: Cláudio Montanelli.
- Reforços apresentados: 13 jogadores
- Abertura temporada: 08/02
Amistosos
Nenhum definido até o momento.