O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman não descartou a possibilidade de decidir o campeão do Gauchão de 2020 em final única. Por parte da FGF, não haveria problema. As duas finais gerais ainda não tem datas marcadas por conta do início do Brasileirão e Copa do Brasil em agosto, mês em que Hocsman pretende encerrar o Estadual.
— Provoquei este debate em uma das reuniões e os clubes preferiram aguardar para saber quem enfrentaria o Caxias. Até porque, se passar Novo Hamburgo ou Esportivo, ambos estão sem jogos no calendário nacional. Foi uma medida prudente deixar para os dois finalistas refazerem este debate de final com jogo único — comentou o dirigente, em entrevista ao Show dos Esportes desta sexta-feira (31).
Sendo assim, Caxias e o vencedor do segundo turno poderão debater e definir qual a melhor solução. Reduzir as finais de ida e volta para jogo único seria mais uma das várias alterações no campeonato que termina sem rebaixamento, sedes reduzidas e partida da fase classificatória sendo disputada após a conclusão da última rodada.
— A gente tem que respeitar diversos procedimentos de ordem legal de regulamento, mas a gente tem vivido um momento de extrema irregularidade, então alguma excepcionalidade pode acontecer. Pela cautela, não descarto nada — ponderou Hocsman.