O Gauchão será retomado no dia 23 de julho. A reunião entre o governo do Estado e a Federação Gaúcha de Futebol nesta quinta-feira (8) autorizou o reinício da competição e liberou a realização de treinos coletivos por parte dos clubes. Ao final do encontro, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, falou sobre a decisão.
— Foi autorizado pelo governo do Estado a retomada dos treinos coletivos. Então fechamos a volta do Gauchão para o dia 23 de julho. Já solicitamos aos clubes uma reunião para amanhã (sexta-feira) e agora vamos pensar na bola rolando novamente. O governador elogiou bastante o nosso protocolo. Temos algumas situações que precisamos acertar. Quero agradecer a toda equipe do governo do Estado que aprovou o nosso protocolo. Os clubes demonstraram muita união — ressaltou.
Sobre uma possível sobreposição de datas com o Brasileirão, que volta no dia 9 de agosto, Hocsman destacou que, em contato com a CBF, a entidade deixou aberta a possibilidade da utilização dos dias em que estão marcados os confrontos da Copa do Brasil. Caso o Caxias não vença o segundo turno do Gauchão, faltariam sete rodadas para encerrar a competição.
— Ele pode acabar antes caso o Caxias vença também o segundo turno. Já conversamos com a CBF e dependendo das equipes participantes, nos poderemos utilizar datas da Copa do Brasil. Mas o mais importante é ressaltar que demos um passo muito grande para a nossa retomada — afirmou.
O dirigente confirmou que o protocolo que prevê a regionalização das sedes do campeonato está mantido. O contato para a definição das cidades que poderão receber os jogos será feito com cada prefeitura.
Enquanto a dupla Gre-Nal realiza treinos físicos desde maio, alguns clubes ainda não voltaram às atividades. Para Hocsman, está é uma questão que deve ser encarada com normalidade, por conta da excepcionalidade do momento.
— Acredito que temos de entender com naturalidade. Primeiro porque é um momento excepcional. Em uma temporada normal, tem clubes que iniciam antes, e isso vai acontecer agora, mas não acredito em desequilíbrio muito grande — finalizou.