Depois de definir em reunião na tarde desta quinta (9) a volta do Gauchão para o dia 23 de julho, Eduardo Leite se manifestou fazendo um apelo para os torcedores. Em vídeo divulgado pela assessoria de imprensa do Piratini, o governador pediu que a população evite aglomerações para assistir aos jogos, que não terão presença de público.
— O que nós queremos é demonstrar para a população, a partir desta atividade que move as paixões de tantas pessoas, que com cuidado, protocolo e cuidados sanitários a gente pode se aproximar de um retorno à normalidade. Mas é importante dizer que não é volta ao normal, os jogos serão com portões fechados e todas essas regras. Apelamos a todos que não façam reuniões e confraternizações em função dos jogos — afirmou.
Os treinos coletivos, por sua vez, serão liberados a partir da próxima segunda-feira (13). Leite explicou que o fato de restarem apenas três rodadas para a conclusão do segundo turno diminuirá consideravelmente a movimentação de pessoas envolvidas uma semana após o reinício do campeonato — já que o mata-mata reunirá apenas quatro times.
— A gente reforça que a liberação para os treinos e aos jogos não significa em absoluto volta à normalidade. O campeonato deve ter em uma semana a saída de oito clubes. Restarão quatro para os 10 dias seguintes, o que representa circulação de um número menor de pessoas — esclareceu.