A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) tem uma data no horizonte para o retorno do Gauchão de 2020, conforme o colunista de GaúchaZH Eduardo Gabardo. O dia 15 de julho teria sido estipulado na reunião entre a FGF e os clubes como uma base para a volta da competição, respeitando os decretos do governo do Estado e das prefeituras.
Conforme ordem do governo estadual, apenas cidades com bandeira amarela podem receber partidas. Entre as cidades de participantes do Gauchão, atualmente, apenas Ijuí, cidade do São Luiz, encaixa-se neste requisito.
Cogita-se a possibilidade de a competição ser disputada em sedes fixas, e o Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, seria uma delas em virtude da situação de contenção do coronavírus na região. O presidente do São Luiz, Pedro Pittol, não descarta esta possibilidade.
— Não tem problema. Temos um bom gramado, uma boa iluminação. Aqui, é onde há menos contaminação. O resto do Estado está com mais contaminação. Ainda não nos falaram nada, vai depender da federação. Se eles pedirem, não tem problema, a rede hoteleira é boa, então tem a possibilidade. Depende da federação e dos clubes — afirma.
Ele salienta, no entanto, que a situação é muito volátil e não há a garantia de que a condição siga a mesma, por exemplo, para a próxima semana.
—A gente não sabe como vai estar a nossa bandeira daqui 10 dias ou um mês. Então, precisamos ter calma, porque as condições estão mudando toda hora. Tudo depende da liberação do governo e dos prefeitos — completa.
O São Luiz ainda não retornou aos treinamentos, porque liberou seus atletas para irem para suas casas. Existe a programação para que o retorno seja feito a partir da próxima semana.