A Federação Gaúcha de Futebol tem o objetivo de retomar a disputa do Gauchão até o final de julho. A data considerada ideal é 15 de julho, mas para isso será preciso a autorização do governo do Estado.
Este ponto é fundamental, pois com o modelo de distanciamento controlado, o governo definiu que apenas cidades com bandeira amarela (risco baixo) podem receber partidas de futebol. No momento, somente Ijuí, das cidades que têm representantes no Gauchão, está nesta situação. As demais estão com bandeira laranja (risco médio).
Diante deste quadro, um dos cenários desenhados pela Federação Gaúcha de Futebol é terminar o Gauchão com disputa de jogos somente nas cidades que estiverem liberadas. Outras cidades que estão com bandeira amarela são Santa Cruz do Sul e Bagé, municípios sem times na Série A, mas com estádios disponíveis.
É claro que para voltar será preciso que algumas cidades com estádios em boas condições consigam atingir uma situação de estabilidade no combate ao coronavírus para não correr o risco da realização de jogos em determinado estádio e na semana seguinte a região sofrer modificação na cor da bandeira.
Por isso, será necessário esperar mais um pouco. Mas o plano estabelecido é este. Tentar retomar o Gauchão em 15 de julho. No cenário ideal, com jogos em todas as cidades. Mas, se não houver possibilidade, apenas com os estádios liberados recebendo as partidas. Sempre com portões fechados.