A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) espera definir até o fim desta semana uma data para o retorno do Campeonato Gaúcho. A entidade, responsável pela organizar do Estadual, havia indicado 19 de julho como possível dia para que a competição fosse retomada, dando tempo aos clubes para se remobilizarem e colocarem os treinamentos em dia.
Porém, o governo estadual pediu um prazo maior para analisar o protocolo de retomada do Gauchão. A preocupação manifestada em nota divulgada pelo Piratini destaca que apenas um dos seis municípios que receberiam jogos não está em uma região com bandeira vermelha, segundo o modelo de distanciamento controlado do Estado. Assim, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, admite a possibilidade de adiamento do retorno da competição. Ele espera, no entanto, que essa definição saia até a sexta-feira (3).
— O governo que nos dá o prazo, não somos nós que damos. Mas sabemos que o tempo vai passando e as coisas vão apertando. Mantemos bom diálogo com o secretariado, com o governo, e esperamos que, nesta semana, efetivamente, consigamos definir a data de retorno do Campeonato Gaúcho — disse Hocsman ao Jornal do Almoço, da RBS TV.
A intenção da Federação é de que a competição volte até o dia 26 de julho para que não haja conflito de datas com o calendário que é elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que engloba Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A CBF pretende dar início ao Brasileirão em 9 de agosto, mesmo que tenha de ser encerrado apenas em 2021.