A reunião entre governo do Estado e Federação Gaúcha de Futebol (FGF) até deu alguns passos em direção a uma possível retomada do Gauchão, mas ficou longe de definir datas ou até mesmo expectativa de retorno do esporte. Segundo o governador Eduardo Leite, o documento elaborado pela FGF foi recebido e será avaliado para entrar no próximo decreto de distanciamento controlado, mas descartou a volta do campeonato neste momento.
— Especialmente difícil conseguir enxergar um retorno seguro ao futebol. O campeonato, como é Estadual, precisa de um regra uniforme no território, e o novo decreto vai pela regionalização. Cada região terá uma bandeira e poderá obedecer um protocolo mais rigoroso na semana. O que poderia significar que o campeonato então teria de seguir os critérios de acordo com alguma cidade diferente de outra, o que pode comprometer a condição de jogos em determinadas cidades — comentou.
Eduardo Leite afirmou ainda que atividades esportivas serão consideradas no próximo decreto e não descartou que seja possibilitado aos municípios liberar os clubes para treinos. Também deixou claro que qualquer evento durante o período de pandemia será sem público.
— Mesmo que déssemos a possibilidade de retomada do campeonato, levaria dois meses entre tempo preparatório de remobilização, treinos e período necessário para jogos. Então, é impossível fazer uma previsão do que teremos para os próximos dois meses — disse.