Nesta terça-feira (5), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) irá se reunir, por videoconferência, com o governador do Estado, Eduardo Leite. Na pauta, está a possibilidade da retomada do Gauchão. O presidente da FGF, Luciano Hocsmann, apresentará um protocolo de medidas para a volta do Estadual. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, o vice-presidente do Pelotas Luciano Alves ressaltou que o reinício dos jogos no atual estágio da pandemia seria uma atitude inconsequente.
— A gente está apressando muito esse retorno. Nenhum campeonato estadual foi iniciado. E aqui tem uma pressa medonha de se iniciar agora. Não tenho nada a ver com isso, mas o que a dupla Gre-Nal está fazendo, de se apresentar antes dos outros, vai causar uma animosidade. O Esportivo retomou os treinamentos e teve que parar. Tecnicamente, o campeonato começaria desnivelado. Reiniciar agora é até inconsequente — afirmou.
O dirigente destacou que os clubes do Interior não contam com as mesmas condições da dupla Gre-Nal para tomar as medidas de prevenção necessárias. A situação do Pelotas é ainda mais dramática. O clube rescindiu o contrato da maioria dos seus atletas e conta com apenas seis jogadores sob contrato.
— O Pelotas se encontra com seis jogadores sob contrato. Cada um está treinando em sua casa. As atividades do clube estão completamente paradas. Quando o campeonato parou, não tínhamos certeza de nada. Então, como a maioria dos contratos iria até abril, optamos por encerrá-los. Estamos em uma encruzilhada — contou.
O Pelotas está na zona de rebaixamento do Gauchão. Mesmo com as dificuldades, Luciano defende que o campeonato deve ser encerrado dentro de campo, mas somente quando houver segurança para a saúde de todos os envolvidos.
— O Pelotas quer que ser termine o campeonato, que se defina o campeão e os rebaixados, porém não agora. É tudo muito complicado. Até a área médica está com dificuldade de compreender a real situação desta doença. Se tiver que acabar o campeonato, que seja de forma segura. E nada melhor que o tempo para isso — finalizou.