A final do Gauchão de 2020 poderá ser disputada com o Brasileirão em andamento. A possibilidade foi levantada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, nesta quinta-feira (26), após a reunião com os clubes que manteve o Estadual paralisado por tempo indeterminado em razão da pandemia de coronavírus.
Hocsman disse que os clubes se mostraram dispostos a disputar as rodadas restantes do Gauchão para que as definições do campeão, classificados para competições nacionais e rebaixados ocorram dentro de campo.
— Senti nos clubes a verdadeira intenção de continuar a competição ali na frente com todas as dificuldades que teremos. Sabemos que isso emplaca em folha de pagamento e encargos, mas saí esperançoso e torcendo para que o tempo de parada em razão do coronavírus seja o menor possível — afirmou em entrevista a GaúchaZH.
Inicialmente, a permissão da CBF é para que apenas um jogo dos estaduais ocorra com o Brasileirão em andamento. O começo da competição está marcado para o primeiro final de semana de maio, mas poderá ser adiado em função da pandemia. No momento, todos os torneios organizados pela entidade nacional estão suspensos.
— A intenção é finalizar o Gauchão impactando o mínimo possível no Brasileirão para o calendário daquelas equipes que participam dele — ressaltou Hocsman.
Ainda que a paralisação seja por tempo indeterminado, a FGF tem marcada uma nova assembleia com os clubes para 20 abril. Nesta quinta, a reunião que manteve o Gauchão suspenso ocorreu por videoconferência.
A decisão de manter a competição paralisada vai ao encontro das recomendações do governo do Estado, que na semana passada decretou calamidade pública no Rio Grande do Sul. Os últimos jogos disputados foram no dia 15 de março, pela terceira rodada do segundo turno. Campeão da primeira etapa do torneio, o Caxias está garantido na final do Gauchão.