A nova fórmula do Gauchão 2020 pode fazer com que se dispute cinco clássicos Gre-Nais na competição estadual. Um no primeiro turno, a partir das semifinais; um na fase classificatória do segundo turno; outro nas fases eliminatórias do segundo turno e os dois nas finais do campeonato.
A informação foi divulgada a partir da entrevista do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, ao programa Timeline da Rádio Gaúcha. A informação surge um dia após a divulgação do calendário da CBF para o próximo ano. Os estaduais começam em 22 de janeiro e terminam em 26 de abril.
— Nesta nova fórmula não dá para bobear. Imagina a Dupla ficar de fora dos confrontos de mata-mata — disse Novelletto.
A partir do ano que vem, os 12 times do Gauchão serão divididos em dois grupos de seis times. Grêmio e Inter, Caxias e Juventude e Brasil e Pelotas estarão em grupos opostos. No primeiro turno, as equipes irão se enfrentar dentro dos grupos num total de cinco rodadas. Os dois primeiros de cada grupo passam as semifinais que serão cruzarão os classificados de uma chave com os da outra (1° x 2°), em jogos únicos na casa daquele que possuir melhor campanha. Os vencedores depois disputam a final do turno também em jogo único. O campeão se garantirá na grande final do estadual.
No segundo turno, a fórmula é semelhante porém com os jogos da fase classificatória acontecendo com confrontos entre os gruois. Serão seis partidas. Depois seguem semifinais e final. O campeão vai à grande decisão. Se um mesmo time vencer os dois turnos, será automaticamente o campeão gaúcho de 2020, sem os jogos finais.
Francisco Novelletto anunciou a ainda a renovação do contrato de transmissão pela tv aberta e pay-per-view pelos próximos dois anos. O regulamento será confirmado no congresso técnico do Gauchão 2020 previsto para o dia 7 de novembro, na sede da FGF em Porto Alegre.