Resgatar e perpetuar a história de um dos mais tradicionais campeonatos de futebol do Brasil. Com esta missão, os jornalistas Gustavo Manhago e Cléber Grabauska, e a Editora AGE vão lançar em novembro o livro 100 vezes Gauchão — A História Centenária de Uma Paixão. A obra tem a chancela da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), sendo o livro oficial do campeonato, que está completando um século de existência.
— O Gauchão mudou de patamar e reconhecimento Brasil afora. Nada mais justo que tenha registrado em livro, para esta e para as futuras gerações, o quanto ele marcou a vida de cada esportista no Rio Grande do Sul — afirmou o atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto.
Serão 250 páginas descrevendo como foram os campeonatos estaduais de futebol no Rio Grande do Sul nos últimos cem anos. Personagens curiosos, campanhas históricas, craques surgidos nos mais distantes rincões do Estado, dados estatísticos e muitas curiosidades.
— A história dos cem anos do Campeonato Gaúcho e as muitas histórias curiosas que este livro registra preservam a essência da maior competição esportiva do nosso Estado e que é também uma das mais ricas e genuínas do futebol brasileiro. Para a editora é um privilégio participar disso — ressaltou Paulo Ledur, diretor da Editora AGE.
Data marcante
O lançamento está previsto para o dia 9 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre. A data remete a primeira partida disputada pelo Campeonato Gaúcho no mesmo 9 de novembro, porém em 1919. O confronto reuniu as equipes do Brasil de Pelotas e do Grêmio Porto-Alegrense, no duelo que também foi a final daquela competição. Os pelotenses venceram por 5 a 1 e tornaram-se os primeiros campeões gaúchos de futebol da história.