Independente do resultado, o Gauchão de 2019 terá motivos para entrar para a história por uma final incomum. Costumeiramente, a taça do Estadual é decidida em domingos. Porém, com a antecipação da finalíssima deste ano para o dia 17 de abril, o torneio será concluído em uma quarta-feira.
Inicialmente, a partida de volta estava agendada para o dia 21. A mudança de data acontece porque Grêmio e Inter enfrentam seus adversários na Libertadores fora de casa na semana seguinte.
Já se vão 22 anos da última vez que a dupla Gre-Nal entrou em campo para disputar o troféu do Gauchão em uma quarta-feira. No dia 2 de julho de 1997, o Inter treinado por Celso Roth superou o Grêmio de Evaristo de Macedo, que havia conquistado a Copa do Brasil sobre o Flamengo.
Na ocasião, após empate em 1 a 1 no Estádio Olímpico, os colorados venceram por 1 a 0 no Beira-Rio, com gol do atacante Fabiano, e garantiram o título estadual.
Ficha técnica
Inter: André; Enciso, Márcio Tigrão, Gamarra, Régis; Anderson, Fernando, Sandoval (Celso Vieira), Arílson; Fabiano (Luiz Gustavo), Christian.
Técnico: Celso Roth
Grêmio: Danrlei; Arce, Wágner Fernandes (Zé Afonso), Mauro Galvão, Roger; Otacílio, Goiano, Emerson, Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino.
Técnico: Evaristo de Macedo
A última vez do Inter
Desde 2003, o Gauchão não é definido em meio à semana. No dia 3 de julho, em uma quinta-feira, Inter e 15 de Novembro reeditaram a decisão de 2002. No Beira-Rio, o meia Flávio anotou o gol da vitória colorada por 1 a 0. Na partida de ida, em Campo Bom, a equipe treinada por Muricy Ramalho já havia feito 2 a 0.
Ficha técnica
Inter: Clemer; Fernando Cardozo, Sangaletti e André Cruz; Gavilán, Claiton, Flávio (Geninho), Daniel Carvalho (Luciano Valente) e Edu Silva; Nilmar e Jéfferson Feijão (Cleiton Xavier).
Técnico: Muricy Ramalho
15 de Novembro: Márcio Angonese; Fábio Braz, Luiz Oscar e Júnior (Carazinho); Borges Neto, Marcão, Sananduva, Maico e André Duarte (Marcelo Muller); Sandro Sotilli e Canela (Cléber).
Técnico: Guilherme Macuglia
A última vez do Grêmio
Em 2000, a finalíssima do Gauchão estava marcada para um domingo. Porém, como Porto Alegre foi atingida por uma forte chuva e o gramado do Estádio Olímpico ficou completamente alagado, a partida foi adiada para o dia 21, em uma quarta-feira.
Depois de ter vencido por 3 a 0 o jogo de ida no Estádio Centenário, o Caxias de Tite segurou um empate em 0 a 0 contra o Grêmio, que tinha Ronaldinho, Zinho e Amato. O resultado, que deu holofotes ao atual treinador da Seleção Brasileira, garantiu o inédito título ao time da Serra.
Ficha técnica
Grêmio: Sílvio; Ânderson Lima, Marinho, Alex Xavier e Roger; Ânderson Polga (Eduardo Costa), Itaqui (Beto), Zinho e Ronaldinho Gaúcho; Cláudio Pitbull e Amato.
Técnico: Antônio Lopes
Caxias: Gilmar; Jairo Santos, Émerson, Paulo Turra e Sandro Neves; Ivair, Titi (Cláudio), Gil Baiano e Márcio; Jajá (Delmer) e Adão (Luciano Araújo).
Técnico: Tite