Neste domingo (14), no Beira-Rio, Grêmio e Inter começam a decidir quem será o campeão gaúcho de 2019. Leonardo Oliveira já adiantou que, no próximo ano, a fórmula do campeonato será mais uma vez alterada.
Desde sua criação, o Campeonato Gaúcho já teve diversos formatos. Relembre como foram disputadas algumas das edições ao longo destes 100 anos de história.
1919
O primeiro Gauchão, disputado em 1919, resumiu-se a 90 minutos. Naquele ano, o título seria definido entre os campeões de várias cidades que se enfrentariam entre si. Entretanto, os vencedores das cidades de São Leopoldo, Bagé, Cruz Alta, Uruguaiana e Santana do Livramento foram eliminados por perderem o prazo de inscrição dos atletas. Assim, o Grêmio, campeão da Capital, e o Brasil-Pel, vencedor em Pelotas, disputaram a taça em jogo único. Em Porto Alegre, o Xavante venceu por 5 a 1 e levou o primeiro título gaúcho.
1935
O Campeonato Gaúcho de 1935 recebeu o nome de Campeonato Farroupilha, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, comemorado naquele ano. A fórmula de disputa foi mantida igual a dos anos anteriores, quando os campeões de cada região do Estado disputavam se enfrentavam e disputavam a taça. Naquele ano, quem levou o título foi o 9º Regimento da Infantaria de Pelotas — atualmente chamado de Farroupilha, exatamente em referência ao título conquistado.
1961
De 1961 até 1967, o Gauchão foi disputado com a fórmula de pontos corridos em turno e returno. Em 1961, foi criada a Divisão Especial. Naquele ano, o Estadual foi disputado por 12 clubes, e vencido pelo Inter, que chegou aos 36 pontos e superou o Grêmio, que terminou o campeonato com 33.
1977
Em 1977, o Gauchão foi disputado por 24 clubes. Na primeira fase, todos jogavam contra todos. O Inter foi o campeão desta etapa. Depois, na segunda fase, os 10 primeiros da primeira fase disputavam um decagonal com jogos de ida e volta. O Grêmio, campeão do turno da segunda fase foi considerado o campeão do segundo turno do campeonato. O Grêmio, que também foi o campeão do returno desta segunda fase, foi o campeão do terceiro turno do campeonato. Assim, a dupla Gre-Nal disputaria o título entre si. Se o Grêmio ganhasse o primeiro clássico, levaria a taça. Caso o Inter vencesse, outro Gre-Nal seria disputado, já que o Grêmio havia vencido dois turnos e o Inter apenas um. Como o Grêmio venceu com um gol de André Catimba, o título ficou com o Tricolor.
1994
O Gauchão de 1994 ficou conhecido como "O Interminável". Eram 23 times na disputa, que foi de março a dezembro. Cada time disputou incríveis 44 jogos no formato de pontos corridos em turno de returno. O Inter foi o campeão, com 26 vitórias, 15 empates e três derrotas, 67 pontos ao todo. O Juventude ficou em segundo e o Grêmio, apenas em sexto. O São Paulo-RG foi rebaixado à Segundona.
2000
A primeira fase do Gauchão do ano 2000 contou apenas com 14 times do Interior. Inter, Grêmio e Juventude entraram direto na fase seguinte. O Caxias se classificou em segundo lugar, atrás do Esportivo. Além deles, 15 de Campo Bom, Passo Fundo e Santa Cruz avançaram para o octogonal semifinal. O Caxias foi campeão do primeiro turno e se garantiu na final. O segundo, teve vitória do Grêmio. A final foi disputada em duas finais. Com uma vitória por 3 a 0 no Centenário, e um empate em 0 a 0 no Olímpico, o Caxias sagrou-se campeão gaúcho.
2002
Se o formato em 2020 realmente tiver a dupla Gre-Nal e o Brasil-Pel entrando em uma fase avançada, não será exatamente um fato inédito. Em 2002, a CBF decidiu apostar em campeonatos regionais. Por isso, os Estaduais tiveram uma fase preliminar. No Gauchão, Grêmio, Inter, Juventude e Pelotas entraram na segunda fase, já que estavam na disputa da Copa Sul-Minas.
Na etapa inicial, o Guarani de Venâncio Aires ficou com a taça — e se considera campeão estadual, já que põe o Inter como o supercampeão daquele ano.
Os quatro melhores da etapa inicial — Guarani-VA, São Gabriel, Caxias e Esportivo passaram de fase. Depois, ocorreram dois quadrangulares. No fim das contas, a FGF reconhece apenas o Inter como campeão estadual.
2009 a 2013
Por cinco anos, o Gauchão se inspirou no formato do Campeonato Carioca e teve dois turnos. No primeiro ano, chamados de Taça Fábio Koff e Taça Fernando Carvalho. A partir de 2010, os nomes mudaram para Taça Piratini e Taça Farroupilha.
Os times eram divididos em dois grupos. No primeiro turno, enfrentavam os adversários do grupo oposto. No segundo, os jogos eram dentro do turno. Em cada etapa, havia mata-matas em jogos únicos. O campeão de cada turno ia para a final. Se o mesmo time fosse campeão dos dois turnos, era declarado o campeão — como ocorreu em 2009 e 2013, com o Inter.
Formato atual
O modelo adotado atualmente é jogado desde 2015. Em 2014, foi uma fórmula similar, mas os times eram divididos em dois grupos. Portanto, uma fase classificatória com grupo único seguida por um mata-mata com oito times foi adotada em cinco edições. Desde então, a única alteração foi a redução gradual de 16 para 12 times.