Válido pela 10ª rodada do Gauchão, o Gre-Nal 418 tinha tudo para ser mais frio do que o normal. Sem trazer mudanças drásticas na tabela de classificação, Grêmio e Inter utilizaram equipes reservas. Ainda assim, o que se viu na Arena, neste domingo (17), foi um jogo disputado e com algumas pequenas confusões. No placar, vitória gremista por 1 a 0.
1) Reservas escalados
O Inter já havia anunciado que preservaria titulares como forma de retaliação à punição imposta pelo TJD ao atacante Nico López. A surpresa maior, no entanto, veio quando a escalação do Grêmio foi divulgada: reservas do outro lado também. A justificativa apresentada foi a de que alguns jogadores foram acometidos por uma virose. Um deles, inclusive, foi o goleiro Julio César que, no aquecimento, sentiu e acabou sendo sacado da equipe antes do apito inicial. Com isso, o garoto Brenno recebeu a missão de defender a meta tricolor.
2) Estratégias definidas
Apesar de jogarem com os reservas, os dois times mantiveram o modelo de jogo dos titulares. Enquanto o Tricolor trocava passes, tentando propor o jogo, o Colorado se defendia atrás da linha da bola, esperando o momento para roubá-la e partir em velocidade no contra-ataque.
3) Empurra-empurra
Já viu Gre-Nal sem confusão? Pois o primeiro bate-boca do clássico deste domingo aconteceu por volta dos 20 minutos do primeiro tempo, depois que Nonato acertou pontapé em Matheus Henrique. Apesar de muita pressão dos jogadores gremistas para que o colorado recebesse cartão amarelo — que seria o segundo do jogador —, o árbitro Anderson Daronco apartou a briga e mandou o jogo seguir.
4) Expulsão de Nonato
Instantes depois de passar ileso em uma confusão, Nonato chamou os holofotes para si novamente. Ao derrubar Matheus Henrique outra vez, o volante colorado recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Aos 29 minutos, o Inter ficava com um jogador a menos.
5) Gol de titular
Se Renato optou por colocar reservas em campo neste domingo, em uma posição ele não tinha saída: a lateral direita. Como Rafael Galhardo ainda não tem condições físicas ideais, Leonardo Gomes teve de ser escalado. E o gol da vitória foi justamente dele. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o camisa 6 tabelou com André, invadiu a área colorada e bateu na saída do goleiro Daniel: 1 a 0.
6) Uendel sofre corte na cabeça
No final do primeiro tempo, o Grêmio pressionava para fazer o segundo gol. Em cruzamento na área do Inter, Leonardo Gomes acabou se chocando com a cabeça de Uendel. O lateral-esquerdo colorado levou a pior, sofreu um corte na nuca e teve de jogar o restante da partida com uma touca.
7) Tréllez entra no intervalo
Em desvantagem no placar, o técnico Odair Hellmann optou por mexer na equipe. A escolha foi colocar o colombiano Tréllez no lugar do jovem Pedro Lucas. Centroavante por centroavante.
8) Chama o Everton!
No decorrer do segundo tempo, Everton entrou no lugar de Montoya. Foi a despedida dele antes de viajar com a Seleção Brasileira, que fará amistosos contra Panamá e República Tcheca. Não deixou sua marca, mas no final da partida driblou inúmeros jogadores colorados e sofreu falta dura de Rithely. Ele perderá os dois jogos do Grêmio nas quartas de final.
9) Estreia de Tardelli
Aos 30 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli ingressou na vaga de Jean Pyerre. Foi sua estreia com a camisa gremista no clássico Gre-Nal. Apesar da expectativa do torcedor, que levantou para aplaudir a substituição, o atacante não teve grandes oportunidades diante da defesa colorada.
10) Vitória valendo taça
Embora não vá ganhar destaque no museu do Grêmio, a vitória no clássico rendeu uma taça. Em homenagem aos 75 anos do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, o troféu foi erguido pelos jogadores tricolores na saída de campo.