O título do Gauchão ficou muito difícil para o Brasil-Pel após a goleada de 4 a 0 sofrida contra o Grêmio na Arena. Ainda que não obtenha a conquista, a equipe de Pelotas pretende encerrar o Estadual ao menos com uma vitória para manter a invencibilidade no campeonato atuando no Bento Freitas.
No total, foram sete jogos com cinco vitórias e dois empates em casa neste Gauchão. Números fundamentais para a conquista do primeiro lugar na fase de grupos, o que rendeu o troféu simbólico da Copa Centenária, da Federação Gaúcha de Futebol, e também para obter o direito de decidir o campeonato no Bento Freitas. Segundo o capitão Leandro Leite, a prioridade é ganhar do Grêmio, independentemente do placar ao fim da partida.
— Vamos jogar uma final de Gauchão em casa, isso não acontecia há muito tempo. Sabemos que a vantagem que o Grêmio criou no primeiro jogo é difícil de reverter. Dentro de campo, temos que manter nossa postura. Precisamos pensar, primeiro, em vencer o jogo. Ao final, vamos ver se o placar foi suficiente para o título. Sabemos que é difícil, mas não será impossível — avaliou Leite.
O técnico Clemer, no entanto, terá de fazer ao menos três mudanças para o jogo de domingo. Na tarde desta quinta, comandou treino fechado para a imprensa no Bento Freitas e manteve o mistério sobre a escalação da equipe. Mas dois substitutos já são conhecidos: para a vaga de Éder Sciola, expulso no jogo de ida em lance polêmico com Luan, Ednei, ex-Inter, será titular. Na lateral esquerda, Artur está suspenso pelo terceiro amarelo e dará lugar a Bruno Collaço, formado nas categorias de base do Grêmio.
A principal dúvida está no meio-campo. Na tarde desta quinta-feira, o meia Toty ficou de fora do treino por conta de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e teve que utilizar imobilização no local. Ainda que passe por nova avaliação na tarde desta sexta, o jogador deve ser vetado pelos médicos e dar lugar a Mossoró contra o Grêmio.
Na frente, a tendência é de que Lourency siga como titular na vaga de de Luís Eduardo — que já não atuou no jogo de ida com o Grêmio por problemas musculares. Apesar dos desfalques, o capitão Leandro Leite promete superação para terminar o campeonato dignamente.
— Dentro de casa, somos muito fortes. Temos que impor nosso ritmo de jogo — resumiu o volante.