A quinta rodada do Gauchão começará no sábado (02), com o duelo entre Grêmio e Cruzeiro e terminará na segunda-feira (05). O Caxias é a única equipe com 100% de aproveitamento e Grêmio e Novo Hamburgo são os times que ainda não sabem o que é vencer na competição.
A rodada começará no sábado (03), com o confronto entre Grêmio e Brasil-Pel, na Arena, às 21h30. No domingo, às 16h, o Inter encara o Cruzeiro. Às 18h, o líder Caxias recebe o São José. Às 19h, o Veranópolis encara o São Luiz no Antônio David Farina. Na segunda-feira (05), Avenida e Juventude se enfrentam, às 20h, no Estádio dos Eucaliptos, e o lanterna Novo Hamburgo tentará a reabilitação diante do São Paulo no Vale às 20h30.
Caxias x São José
04/02 - 18h / Centenário
Mesmo eliminado da Copa do Brasil, o Caxias saiu satisfeito com o futebol apresentado no empate em 0 a 0 com o Atlético-PR no Centenário. Apesar do regulamento favorecer os visitantes, a equipe de Winck exaltou a atuação e agora volta ao Gauchão focado em seguir com a boa campanha. Além de manter os 100% de aproveitamento e a liderança isolada, a vitória também garante a classificação antecipada para a próxima fase do Gauchão. O adverársário é o São José, também em alta. Com três vitórias e apenas uma derrota, o time treinado por Rafael Jaques chega embalado pela vitória sobre o Grêmio por 2 a 0.
Veranópolis x São Luiz
04/02 - 19h / Antônio David Farina
O São Luiz sai de Ijuí e viaja à Veranópolis para defender sua invencibilidade no Gauchão. Até o momento, time treinado por Paulo Henrique Marques conquistou uma vitória e três empates, sendo o último contra o também invicto Brasil-Pel. O Veranópolis volta a ser o mandante de uma partida após duas rodadas. Com quatro pontos e no 6° lugar da tabela, o time de Julinho Camargo busca uma vitória para ter mais tranquilidade na tabela.
Avenida x Juventude
05/02 - 20h / Estádio dos Eucaliptos
Depois de empatar em 0 a 0 com o Interporto e garantir a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, o foco do Juventude volta ao Gauchão. Com as mudanças na tabela, a equipe de Zago jogará quatro partidas seguidas fora de casa. Por isso, precisa pontuar longe do Alfredo Jaconi. O time da serra tem 4 pontos e ocupa o 7° lugar na tabela. Com a mesma pontuação, o Avenida vem de derrota para o Inter no Beira-Rio. O técnico Fabiano Daitx teve uma semana cheia para treinar seus jogadores.
Novo Hamburgo x São Paulo
05/02 - 20h30 / Estádio do Vale
O Novo Hamburgo passa por um momento bem diferente do que viveu em 2017. O atual campeão gaúcho é o lanterna da competição com apenas um ponto conquistado. Só que, apesar disso, o time entra na rodada com a esperança de uma reabilitação na competição. O time de Beto Campos chega embalado pela classificação na Copa do Brasil diante do Paysandu. Além disso, na última rodada, conseguiu seu primeiro ponto ao empatar com o Juventude. O São Paulo também não passa por um bom momento. Três jogadores do clube foram afastados por indisciplina e o técnico Claiton já está tendo seu trabalho questionado. O time de Rio Grande é o 10º colocado, com apenas três pontos conquistados.