Imediatamente após demitir o técnico Claiton, o São Paulo-RG definiu seu substituto: Toquinho. Ex-jogador e ex-técnico do clube, natural de Rio Grande, Luiz Carlos Lombardi assume novamente com a missão de salvar do rebaixamento. Ele estava afastado do futebol profissional desde 2015, atuando em Rio Grande como comerciante e taxista.
Em 2014, no primeiro ano do São Paulo na elite, Toquinho foi chamado às vésperas do jogo contra o Grêmio. Logo na estreia, venceu o time de Enderson Moreira, então melhor campanha da Libertadores, por 2 a 1. Permaneceu até o fim do ano e livrou a equipe da degola. Em 2015, começou a temporada, mas não teve bons resultados, sendo substituído por Ben Hur Pereira.
Toquinho é um dos maiores ídolos da história do São Paulo-RG. Foi jogador do clube entre os anos 1970 e 1990, atuando até em partidas da primeira divisão nacional. Depois disso, treinou a equipe em diversas oportunidades. Vai reeditar com Ernesto Guedes, coordenador técnico, uma dupla de sucesso em Rio Grande.