Nem do Inter, nem do Grêmio. Nem do líder, Caxias. A briga pela artilharia do Gauchão após três rodadas reúne três jogadores pouco conhecidos no Rio Grande do Sul. Dois deles são atacantes e pela primeira vez disputam o Gauchão. O outro é um volante. O único gaúcho nesta disputa. Guilherme Queiróz, do Juventude, Luiz Eduardo, do Brasil de Pelotas, e Éverton Alemão, do São José, fizeram três gols cada até aqui. Queiróz ainda joga hoje e pode se isolar na artilharia. O Juventude encara o São Luiz, em Ijuí, no fechamento da rodada.
GUILHERME DE QUEIRÓZ GONÇALVES - Guilherme Queiróz (Juventude)
Paulista de Novo Horizonte, o atacante completará 28 anos em maio. É sua segunda passagem pelo Juventude. Na primeira, no segundo semestre de 2014, ficou por apenas 45 dias no clube e atuou por quatro partidas na Série C do Brasileirão. Acabou pedindo para sair por problemas particulares.
Queiróz começou na base do Atlético Sorocaba e se profissionalizou no Monte Azul em 2010. Jogou ainda no Mirassol, José Bonifácio, Novorizontino, Figueirense, Paraná e São Bento. Mas foi na Portuguesa, em duas passagens, suas melhores atuações. Em 2015 e 2017, fez 38 jogos na Lusa e marcou 26 gols. 14 deles no ano passado. Na carreira, o atacante tem 36 gols, sendo três pelo Juventude.
LUIZ EDUARDO AZEVEDO DANTAS - Luiz Eduardo (Brasil-PEL)
Potiguar de Parelhas-RN, Luiz Eduardo é o mais experiente na luta atual pela artilharia do Gauchão. Com 32 anos, o atacante começou no ABC de Natal, passando pelo rival América, por Remo, Boa Esporte, Santa Cruz-PE, Social de Coronel Fabriciano-MG, Volta Redonda, Londrina e Caldense. No time de Poços da Caldas, foram três passagens (2009, 2014/2015 e 2017). Só ali foram 22 gols em 39 jogos. Oito dos gols foram feitos em 2017. Luiz Eduardo também atuou na Europa entre 2009 e 2013. Passou três temporadas no Montana, da Bulgária, e uma no Etar Tarnovo, também da Bulgária, e no Adana Demirspor, da Turquia.
ÉVERTON PAULO STRIEDER - Éverton Alemão (São José)
Ele é o único gaúcho na disputa. É o único que não é atacante. E também é o único que já jogou o Gauchão. Está no seu quinto estadual. Sempre no São José. Éverton Alemão, nascido em Cerro Largo, começou na base do Caxias em 2013 e chegou ao Zequinha no ano seguinte. Teve uma rápida saída para o Juventus, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, e logo retornou. Aos 24 anos, o volante também joga como zagueiro e tem quatro gols na carreira do Passo D'Areia. Três em 2018. Pelo São José, o atual goleador tem cinco títulos: Copa Walmir Louruz e Supercopa Gaúcha em 2015, Copa Caçapava e campeão do Interior no Gauchão em 2016, e Copa Paulo Sant'Ana em 2017.