Pela primeira vez disputada por dois times do Interior (a definição para todos os participantes do Gauchão que não sejam Inter ou Grêmio), a Recopa Gaúcha vai ser decidida em dois jogos. São José e Novo Hamburgo disputarão o primeiro troféu do ano em partidas de ida e volta sem gol qualificado. Se der empate no saldo, pênaltis.
O primeiro confronto será em 24 de janeiro, no Passo D'Areia. A partida valerá pela Recopa e pela terceira rodada do Estadual. O duelo decisivo será em 11 de março, no Estádio do Vale. Este jogo não faz parte do Gauchão — que terá acabado, para as equipes do Interior, três dias antes. Nesta data, 11 de março, o único jogo do campeonato será o clássico Gre-Nal, no Beira-Rio.
Originalmente, a Recopa surgiu para abrir a temporada do futebol gaúcho. Em sua primeira edição, antes de começar o Gauchão de 2014, o Pelotas venceu o Inter por 3 a 2 na Boca do Lobo. Depois, na temporada seguinte, o Lajeadense ganhou do Inter nos pênaltis, após empate em 1 a 1, em partida válida também pela primeira rodada do Estadual. Contra o São José, em 2016, a decisão foi na segunda rodada do Gauchão (ainda que, para o Inter, fosse o primeiro jogo): 0 a 0 no tempo normal e vitória do Inter nos pênaltis por 3 a 2. Em 2017, o jogo valeu pela 10ª rodada do Gauchão: empate entre Inter e Ypiranga em Erechim por 1 a 1, vitória colorada nos pênaltis por 4 a 3.
RECOPA GAÚCHA
IDA
- 24/1/2018
- Passo D'Areia
- São José x Novo Hamburgo
VOLTA
- 11/3/2018
- Estádio do Vale
- Novo Hamburgo x São José