Faltam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase do Gauchão. Novo Hamburgo e Caxias já estão matematicamente classificados às quartas. Enquanto isso, Grêmio, Veranópolis, Cruzeiro-RS e São José estão a um passo do mata-mata. Juventude, Inter, Brasil-Pel, Ypiranga e São Paulo-RG brigam pelas vagas restantes, mas também precisam ficar atentos à zona de rebaixamento, enquanto o Passo Fundo tem foco total em permanecer na primeira divisão gaúcha.
De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Grêmio tem 99% de chances de classificação. Apenas uma improvável combinação de resultados deixaria o time de Renato Portaluppi fora das quartas.
Leia mais:
Confira a tabela completa do Gauchão
São José vence e coloca o São Paulo-RG na zona de rebaixamento
Após duas rodadas fora das escalas, Diego Real volta ao Gauchão
O Inter, atualmente em oitavo lugar – a última posição que dá vaga –, tem 71% de chances. Para garantir a classificação, a equipe comandada por Antônio Carlos Zago terá que fazer algo que ainda não conseguiu neste campeonato: vencer fora do Beira-Rio, já que as duas partidas finais serão fora de Porto Alegre – o duelo com o Cruzeiro, na última rodada, é de mando do Inter, mas terá que ser jogado fora da Capital por punição.
Chances de classificação:
Novo Hamburgo 100%
Caxias 100%
Grêmio 99%
Veranópolis 99%
Cruzeiro 98%
São José 95%
Juventude 71%
Inter 71%
Brasil-Pel 38%
Ypiranga 14%
São Paulo-RG 12%
Passo Fundo 3%
Projeções do momento para as quartas de final:
Novo Hamburgo x Inter
Veranópolis x Cruzeiro-RS
Caxias x Juventude
Grêmio x São José