O Gauchão começa com um clássico de 102 anos de vida. Neste domingo, o Cruzeiro recebe o São José no Estádio Antônio Vieira Ramos, o Vieirão, em Gravataí. Os dois times se enfrentam desde 1914 e já contam 158 confrontos que alimentam uma rivalidade profunda entre clubes históricos na construção do futebol da Capital – embora, o Cruzeiro tenha se mudado para Cachoeirinha há três anos.
Leia mais:
Relembre o São Paulo-RG de 1979, o time que atropelou o Inter campeão invicto
Francisco Michielin: mais um Gauchão em nossas vidas
Relembre o Inter-SM de 1981, o time invicto contra a dupla Gre-Nal
O clássico 159 começará às 18h O São José conserva uma invencibilidade de duas temporadas sobre o adversário. Desde 2015, os dois clubes já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do São José e dois empates. No cômputo geral, no entanto, a vantagem é do Cruzeiro, com oito vitórias a mais.
O São José deve jogar com Fabio; Bindé, Claudinho, Wagner e Dudu Mandai; Rafael Carrilho, Felipe Guedes, Clayton e Rafinha; Jô e Paulinho (Bruno Gaúcho). O Cruzeiro tem como provável equipe Giovani; John Lennon, Dão, Fernadno Pinto e Sânder; Reinaldo, Ronaldo, Lucas Martins e William Koslowski; Thiago Alagoano e Lucão.
Os números do clássico:
156 jogos*
64 vitórias do Cruzeiro
56 vitórias do São José
34 empates
* Dois jogos em 1927 não tiveram os registros dos resultados encontrados
Os títulos de cada um
São José: Título do Interior, Segundona Gaúcha (2 vezes), Supercopa Gaúcha (conquistada em dois Zé-Cruz), Copa Centenário, Copa Governador.
Cruzeiro: Campeonato Gaúcho, Segundona Gaúcha, Copa Governador, Citadino de Porto Alegre (3 vezes) e Torneio Intercontinental da Páscoa em Berlim (1960).
*ZHESPORTES