O São José mostrou, neste sábado, que a boa campanha no primeiro turno do Campeonato Gaúcho não foi por acaso. Mesmo com baixo desempenho no segundo tempo, a equipe superou o Novo Hamburgo por 1 a 0, gol de Jô, avançou às semifinais da competição e garantiu o direito de decidir a vaga em casa. Agora, aguarda pelo vencedor de Inter e São Paulo-RG, que se enfrentam neste domingo, no Beira-Rio.
A equipe do estádio Passo D'Areia, palco da partida, mostrou vontade desde o início da primeira etapa e foi superior. Após o intervalo, caiu de produção e acabou pressionada, mas conseguiu segurar o resultado.
Logo aos quatro minutos inicias, Heliardo foi lançado, no lado direito, e invadiu a área. Concluiu com defeitos, mandando por cima do gol de Bruno Fuso. Após o lance, o time seguiu no campo do adversário, em um prenúncio de que abriria o placar em questão de alguns lances.
Leia mais:
China comemora vaga à semifinal do Gauchão: "Fomos merecedores desta vitória"
Inter x São Paulo-RG: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Jogadores do Juventude ajustam o foco para a decisão com o Ypiranga no Jaconi
Após os 10 minutos, a equipe diminuiu a produção. Investia, mas parava sempre na marcação do Novo Hamburgo. A boa chance do Noia veio aos 18, em jogada individual de Anderson Paraíba, que encontrou espaço e chutou de perna esquerda. A bola passou à direita do gol de Fábio. Seis minutos depois, o Novo Hamburgo tentou mais uma vez de longe. Preto arriscou para os visitantes, sem sucesso.
O time comandado por China Balbino balançou as redes aos 38 minutos, com Jô, em um contra-ataque rápido. Heliardo cruzou, da esquerda, para o companheiro empurrar para o gol. Mérito da equipe que atacou desde o início. Aos 45, a última boa chance do primeiro tempo. Carrilho - que havia entrado no decorrer do embate, no lugar do machucado Fred -, recebeu cruzamento de Jô, mas o zagueiro André Paulino salvou na hora certa.
No início da segunda etapa, a substituição que o técnico Abel Ribeiro promoveu no Novo Hamburgo, no intervalo, pareceu surtir efeito. Saiu o volante Neto, para a entrada do atacante Zulu. Com isso, o ímpeto ofensivo da equipe visitante melhorou, enquanto o São José apenas administrava o resultado. Aos sete minutos, Anderson Paraíba concluiu de fora da área, mas a bola parou nas mãos de Fábio.
O Novo Hamburgo chegou muito perto do empate aos 12. Zulu, de perna direita, chutou forte. A bola bateu no chão e acertou o travessão do gol de Fábio. Na outra meta, Bruno Fuso não era acionado.
Aos 19 minutos, André Paulino bobeou e deu chance para o São José ampliar. Felipe Guedes lançou Heliardo, mas o goleiro do Noia saiu da área para evitar o segundo dos donos da casa.
O domínio na etapa final seguiu com o Novo Hamburgo. Anderson Paraíba cobrou boa falta aos 30 minutos, que Fábio defendeu de soco. O Noia, apesar disso, não conseguiu furar a defesa do São José - a melhor do campeonato até agora, com apenas sete gols sofridos.
*ZHESPORTES