Estranho ver o Cruzeiro na lanterna do Gauchão. Nas últimas temporadas, a equipe havia realizado boa campanha no Estadual. No ano passado, por pouco não eliminou o Inter, nas quartas de final do torneio, em uma dramática decisão por pênaltis, depois de estar batendo o time de Diego Aguirre por 2 a 0, no Beira-Rio. Agora, porém, o clube soma apenas um ponto em 12 disputados.
– O jogo deste sábado com o Inter será em uma situação bem diferente. Estávamos em um bom momento. Não dá para comparar – comentou o treinador do Cruzeiro há três Gauchões, Luís Antônio Zaluar.
Leia mais:
O técnico carioca, de 52 anos, admite que dessa vez, em especial, o projeto do Cruzeiro é apenas permanecer na primeira divisão. Com uma folha na casa dos R$ 170 mil mensais (o salário de um jogador médio do Inter), treinando no Lami (no antigo estádio do Porto Alegre, de Assis Moreira) e jogando de aluguel no Vieirão (o estádio do Cerâmica, em Gravataí), o Cruzeiro teve dificuldades para segurar os seus principais jogadores da temporada passada.
– A nossa briga é para não cair, nunca me iludi. E, desta vez, vão cair três clubes. Nos dois anos anteriores fomos bem, mas o primeiro objetivo sempre foi ficar na primeira divisão – afirmou Zaluar. – O Cruzeiro tem que se reinventar todo o ano. Perdemos metade do elenco de 2015. O plantel é diferente e, às vezes, o time demora a encaixar – acrescentou.
Ainda que o Inter de Argel esteja em formação, Zaluar entende que o jogo do Beira-Rio poderá reenergizar o Cruzeiro.
– Enfrentar o Inter já é "automotivante". Vamos enfrentar um time que gosta de jogar e que te deixa jogar. Podemos fazer uma boa partida, mas o Inter não é nosso adversário. Não é um confronto direto, nem trocaremos pontos com o Inter. O nosso campeonato começará depois desta rodada – admitiu o treinador.
Apesar do aparente abatimento nas declarações, Zaluar assegura que o Cruzeiro começará uma campanha de recuperação no Campeonato Gaúcho:
– Não estou desanimado, mas a situação é incômoda mesmo. E é preciso ficar incomodado. A fase é ruim, mas ela vai passar.
* ZH ESPORTES