Após a polêmica entre Luxemburgo e os gandulas no Gre-Nal deste domingo, o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol, Luiz Fernando Gomes Moreira, confirmou que a tendência para as finais do Gauchão é que os gandulas sejam neutros, de um quadro da FGF. A confirmação depende da aprovação do presidente Francisco Novelletto, que analisa a questão.
- Eu vejo essa questão com bons olhos. Vamos retomar o quadro de gandulas da Federação, já tivemos isso. Estamos em feriadão, acompanhando a CBF, então não nos reunimos. Mas liguei para o Novelletto e sugeri isso já para agora. Ele vê com bons olhos essa questão, falta só o ok dele. Temos tempo para treiná-los - comentou Luiz Fernando.
Nesta segunda-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a se pronunciar sobre o caso. Ele concedeu entrevista coletiva, no Estádio Olímpico, e discorreu novamente sobre a polêmica. Segundo ele, se a informação que a arbitragem iria coibir o lance tivesse chegado nele, nada teria acontecido.
- Aí vem o mais importante, a informação mais preciosa só os dois árbitros e assistentes sabiam, que a FGF tinha determinado que era para voltar o lance. Como o Grêmio não recebe essa informação oficial que o árbitro vai voltar o lance? Porque na minha cabeça está o que eu treinei, que alguém se posicione próximo da linha de fundo - declarou Luxa.
O presidente da Comissão de Arbitragem rebateu e afirmou que não há motivos para que os resultados de uma reunião técnica seja levado aos clubes todos os momentos. Nem há procedimento legal que diga isso.